Em meio a tanto superficialismo no universo musical gospel, algo que alguns podem até contestar, em que a própria expressão lembra uma produção farta visando muitas vezes o mercado e nem sempre o evangelho em si, um projeto faz parte do outro lado da moeda. O sola!
A expressão soa estranha para quem não é afinado com a religiosidade cristã, especialmente protestante ou evangélica. Mas “sola” é o termo latim do nosso adjetivo “somente”, atrelado aos cinco grandes postulados da Reforma Protestante (Somente a fé, somente a Escritura, somente Cristo, somente a Graça e somente a Gloria de Deus).
Pois bem, inspirado nesses fundamentos, surgiu o Projeto Sola, formado por dois Guilhermes, o Andrade e o Lamarino, um mineiro e outro paulista, um presbiteriano e outro batista, apaixonados, claro, pela fé Reformada, que tem na Igreja Presbiteriana do Brasil, IPB, da qual um deles é pastor (a ALPHA, Igreja Presbiteriana de Alphaville, São Paulo), uma das maiores referências no Brasil.
“Procuramos nos firmar nessa fé ortodoxa, cada vez mais antiga e ainda assim nova a cada manhã”, diz Guilherme, quando fala do projeto musical visto como um dos mais positivos na música cristã nos últimos tempos. “Procuramos uma fé bíblica no Filho do Amor. Sabemos que Ele é infinitamente maior do que nós, o Deus Poderoso, capaz de nos livrar de nós mesmos para uma nova vida plena de alegria”, destaca.
O Site Castanheira News escolheu uma das músicas da dupla base do projeto, para lançar seu primeiro trabalho musical em vídeo voltado para o segmento cristão. O “Até outra vez”, que pode ser visto e ouvido abaixo, é uma declaração de fé no cuidado de Deus sobre a vida. Uma mensagem de esperança em dias tão conturbados, tradução de uma leitura que julgamos correta das Escrituras Sagradas.
Vivaldo S. Melo – Site Castanheira News