Semana teve promoção de 506 policias que atuam em Mato Grosso, entre oficiais e praças, em solenidade realizada no Pátio do Quartel do Comando Geral da PM, na capital, em solenidade que contou com a presença de várias autoridades, entre elas o presidente da república Jair Bolsonaro e o governador Mauro Mendes.
Do grupo de praças, um dos promovidos tem parte de sua história construída em Castanheira. Ele faz parte dos 305 novos segundo-sargentos do Estado. Trata-se do PM Abenildes. Claro que por este nome, poucos o conhecem. Mas, estamos falando do Santana PM, agora 2º Sargento Santana.
Para o filho de Benedito Santana da Costa e Alice Evangelista da Silva, a conquista trouxe à memória outros capítulos, como os tempos de infância e adolescência em Rosário Oeste, onde nasceu. “Foi uma época de grandes alegrias, pois as pessoas eram mais próximas”, destaca.
Destaca entre os vários capítulos que podem ser construídos em sua história pessoal, a figura da mãe, que soube educar com carinho e simplicidade uma casa de 13 irmãos, se empenhando para que todos estudassem e buscassem seu próprio espaço.
Santana, como é conhecido por todos os castanheirenses, ingressou na carreira da Policia Militar, integrando a turma de formação de soldados de 1998, formando-se no 7º Batalhão Militar de Rosário Oeste. Atualmente está lotado no 21º Batalhão de Policia Militar de Juara, subordinado ao CR8 Juína MT.
Apesar do contexto de trabalho atual, nunca deixa de se fazer presente em Castanheira, terra dos filhos Luan e Kauan, e onde mantém residência e se fez presente nos últimos anos em várias campanhas educativas, em locais como escolas, e somando com iniciativas humanitárias.
Para ter uma atuação mais efetiva em ações voltadas para o próximo, graduou-se, paralelamente à profissão, em serviço social.
Como nenhuma conquista acontece sem a participação de terceiros, Santana destaca, além da gratidão a Deus, a importância de amigos, colegas, familiares e em especial alguns que não estão mais entre nós, destacando entre esses Gilson Nenevê, Clair Nenevê, Adilson Nenevê, Antônio Siqueira, Tio Pedro, Aldo Zonta, Abdias Liberato, Zé Donato e “Seo” Adão Nilson de Oliveira. Pela ascendência, destaca os pais e as irmãs Elizabete e Josiane (in memorian).
Fonte: Abenil Rubench
Fonte: Abenil Rubench