A semana termina com uma boa notícia para os castanheirenses. Na Secretaria Municipal de Assistência Social começaram a ser distribuídos nesta sexta feira (13), 1.200 filtros de barro, considerado um dos bons aliados da saúde, principalmente quando se leva em conta que a água é um elemento vital para esta condição. A ação resulta de parceria com o governo do Estado.
Um coisa que muitos não sabem é que este aliado é invenção brasileira e tem origem na virada do século 19 para o século 20, quando alguém pensou numa alternativa simples e eficaz para o combate das muitas endemias que assolavam o país, muitas relacionadas a água que nem sempre era de boa qualidade.
Embora muitas perguntas sejam feitas sobre os filtros, do tipo “é bom para a saúde, é seguro usar”, entre outras, especialistas garantem que ele garante que micro-organismos e sedimentos não passem pelo filtro, devido a uma grande pressão exercida pelo fluxo de água.
Segundo pesquisas norte-americanas, os filtros tradicionais de barro com câmara de filtragem de cerâmica são muito eficientes na retenção de cloro, pesticidas, ferro, alumínio, chumbo (95% de retenção) e ainda retém 99% de Criptosporidiose (parasita causador de doenças).
E para fechar o assunto e deixar todos com vontade de receber um, estudos indicam que os filtros de barros feitos no Brasil são considerados os mais eficientes do mundo. A distribuição está sendo feita por equipe da Secretaria comandada por Amaziles Eleto, a Tuíta, e deve avançar nas próximas semanas