Poucos referências culturais despertam tantas lembranças para as antigas gerações, e curiosidade, especialmente nas pequenas cidades, para as novas, quanto o circo, presente em todas as formas literárias. Nara Leão e Betânia, por exemplo, eternizaram, na música, o sonho do menino que não podia entrar num deles. Gilles Eduar, na literatura, e assim por diante. Para os que ainda não curtiram um, o Real Brasil está em Castanheira.
A temporada é curta, termina no domingo, mas os espetáculos já estão movimentando uma galera bastante animada, os estudantes. Depois dos comandados do professor Maicon Sérgio Zaniolo Arvani, diretor do Maria Quitéria se divertirem com atrações circenses clássicas, nesta quinta, 19, na sexta será a vez de todas as turmas dirigidas pela professora Nilma Ferreira, da Escola Municipal Castanheira.
Instalado na Av. Castanheira, ao lado da Gehring, o Circo Real Brasil nasceu em Brasília, no Distrito Federal, mantendo a tradição circense de levar uma expressão artística popular, que visa a diversão e o entretenimento a todos, despertando alegria nos movimentos de palhaços, acrobatas, malabaristas, mágicos e na beleza das cores. Foi neste espírito que chegou a Castanheira e deve permanecer até domingo, dia do último espetáculo.
Entre as atrações oferecidas para a comunidade nesses dias estão as acrobacias de Alessandra Alvarado, a graça nos bambolês da garota Alessandra, as mágicas de Lady Lú e suas filhas, as peripécias do palhaço Bananinha e as figuras lendárias do Dinossauro e do King Kong, entre outras. O faz tudo Alexandre Alvarado se diz feliz com a parceria feita com as escolas da cidade.
Para viabilizar a presença das crianças, adolescentes e jovens os pais foram informados sobre a iniciativa e desafiados a comprarem os ingressos, ao preço módico de R$ 5 reais, certamente barato pelo momento especial que o circo ocasiona na vida de todos. “Levarmos os alunos no período da rotina diária das aulas é importante, porque muitos, que residem longe do perímetro urbano, podem se fazer presente”, destaca