Quem utiliza o trecho da MT 170 entre Juína e Castanheira deve ter percebido que ao final desta segunda-feira, 11, o percurso até a ponte do chamado Rio das Pedras, estava com a operação tapa buracos em fase conclusiva.
No atual ritmo, a expectativa é de que nas próximas semanas a malha viária da ponte até Castanheira esteja finalmente sem os milhares de buracos na pista, que tem causado sérios transtornos aos motoristas, inclusive com muitos danos materiais.
A segunda feira foi também de confirmação de uma notícia que, já anunciada, foi recebida com desconfiança pelos mesmos usuários, considerando-se várias promessas nos últimos anos: a de que a pavimentação asfáltica a partir de Castanheira, na direção de Juruena, Aripuanã e Colniza seja executada.
O Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA), Marcelo de Oliveira, veio a público, após audiência na Assembleia Legislativa, informar que os 271,66 quilômetros serão asfaltados e 23 novas pontes construídas no percurso. “Os recursos já estão garantidos pelo Governo do Estado”, disse.
Segundo Marcelo, a Sinfra já está trabalhando com a adequação dos projetos para execução da obra, numa agenda que inclui o cumprimento das exigências referentes as condicionantes indígenas, que envolvem recursos de R$ 15 milhões não usáveis nas obras de pavimentação.
Para que finalmente o grande anseio dos usuários seja atendido, houve necessidade de que a BR 174, federalizada em dezembro de 2008, com a promessa de asfaltamento, voltasse a ser administrada pelo Estado, o que aconteceu em 30 de dezembro de 2021, mediante Termo de Transferência.