Além da tristeza e do silêncio respeitoso no ato de despedida do jovem Ricardo Moreira Rodrigues, 20, ocorrido na noite do último sábado, 16, um detalhe produziu comentários entre alguns castanheirenses que compareceram no Cemitério Bom Jesus: a escuridão no local.
A cerimônia, num ambiente com iluminação improvisada, começou por volta das 23 horas, sendo conduzida por liderança da Igreja Adventista de Castanheira.
O Site Castanheira News já sugeriu ao vereador Lourival Alves da Rocha, presidente da Câmara, o encaminhamento de indicação ao executivo para que um super poste, com iluminação de LED, seja colocado na região central do Cemitério, onde se encontra o cruzeiro, pelo alcance que daria em toda a extensão daquele lugar de despedidas. A matéria foi aprovada em Plenário. Outras indicações pautadas na iluminação já foram aprovadas na mesma Casa.
A gestão da ex-prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici e do atual, Jakson de Oliveira Rios Júnior, tem visto o local comum olhar diferenciado. Algumas obras fundamentais foram feitas nos últimos anos, como a perfuração de poços artesianos – necessária para análise do lençol freático -, muro lateral e iluminação no espaço frontal.
Até pelo diferencial dos dois em relação ao tema, pelo fato de alguns sepultamentos estarem ocorrendo à noite e pelo senso comum de humanização do local, alguns castanheirenses ouvidos pelo Castanheira News acreditam que a Prefeitura vai avançar naquilo que já começou. É questão de tempo.