De 0 para 11. Este o salto dos índices da COVID 19 em Castanheira nesta sexta-feira, 07, nos casos ativos e em monitoramento, que dimensionam o avanço ou recuo do vírus.
Embora o índice acentuado, considerando o pouco tempo de propagação, possa gerar questionamento sobre a variante ômicron, que tem se revelado com este perfil em relação as outras, fonte da Secretaria Municipal de Saúde descarta a possibilidade.
Alguns cenários do Estado, entretanto, fazem com que o sinal de alerta seja ligado. Em Barra do Bugres, por exemplo, a Secretaria de Saúde publicou nota recomendando cuidado diante do elevado número de novos casos nas últimas horas.
Em Diamantino, onde existem 35 casos ativos no momento, voltou a acontecer internação em UTI, depois de um longo período de relativa tranquilidade.
Outro destaque do dia foi o fato da deputada Janaina Riva, do MDB, com fortes ligações em Castanheira, testar positivo pela segunda vez, entrando em isolamento.
Em Juína, nesta quinta, 08, um homem vinculado a família com remanescentes em Castanheira, veio a óbito, depois de internado por vários dias numa unidade de Saúde.
Em geral, as velhas recomendações voltam a fazer parte do cotidiano do cotidiano das pessoas envolvidas com as ações de enfrentamento da doença.
Os últimos dias tem sido marcado por números recordes de contágio no cenário global. A boa notícia é que o índice de mortes continua em escala decrescente, o que atesta, segundo especialistas, a importância da vacinação como elemento preventivo em relação a estágios mais graves.