Representantes do setor leiteiro do Estado estiveram reunidos com o governador Mauro Mendes, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, discutindo temas relacionados a expansão da bacia leiteira do Estado de Mato Grosso, que hoje ocupa a 11ª posição no ranking nacional de produção.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso (Sindilat), Leonir Chaves, o Leo, que participou do encontro, em contato com o prefeito Jakson de Oliveira Rios, o Juninho, destacou a atuação de Mauro Mendes em favor da agricultura familiar, especialmente em relação ao leite. Neste caso, o Estado já tem um fundo garantidor para dar suporte aos produtores interessados em financiamento.
Do encontro na capital do Estado, Leo revela que Laticínios, Cooperativas e Associações de Produtores de Leite do Estado tem um prazo de 15 dias para desenhar um programa, que defina o que é fundamental para cada município obter expansão no setor, se embrião, novilha, implemento ou assistência técnica. Para este fim, está solicitando apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, em relação a prioridade local.
Depois de ouvir do governador que a produção atual do Estado é de 4,02 litros de leite por vaca ordenhada e que o desafio é como dobrar essa produtividade, Leo observou que é possível melhorar essa produção.
“Mato Grosso já é autossuficiente na produção do leite, e chega a exportar produtos derivados como mozarela, soro e leite em pó”, destacou Leo no Encontro da capital, para em seguida pontuar que temos indústrias ociosas, precisando de matéria prima, sendo necessário uma ação mais enérgica de todos os lados para expandir a produção, gerar mais empregos e consequentemente maior retorno financeiro.