Caiado Fraga realiza leilão virtual de 60 animais da raça Guzerá

RESUMO DA NOTÍCIA

Leilão transmitido pelo Canal do Boi, a partir de Castanheira, disponibiliza exemplares de raça com atributos valiosos.
O criatório Caiado Fraga, da Fazenda Vitória, em Castanheira, realizará no próximo dia 10 de novembro, uma quarta-feira, com transmissão ao vivo pelo Canal do Boi, a partir das 20h BSB (19h MT), mais um Leilão Virtual Caiado Fraga, sob o comando de Ricardo Nicolau Leilões.  Serão oferecidos 50 touros Guzerá e mais 10 fêmeas da mesma raça.

A historia do Kangrej, ou Guzerá, perde-se na origem da humanidade, tendo sido encontrados imagens de touros Guzerá em cerâmicas e artefatos em sítios arqueológicos por volta de 1500 AC, na Índia e Paquistão. 

Chegou ao Brasil na década de 1870 e rapidamente se espalhou pelo país com notáveis resultados, foi solução para o transporte do café e produção de carne e leite. Rústica, originaria de uma região desértica da Índia, foi a única raça que sobreviveu as grandes secas do nordeste. Era comum na época ouvir “ quando um Guzerá cai para morrer as demais já morreram”.

Foi a raça mais populosa do Brasil ate a década de 1920, formou através de cruzas as raças Indubrasil, Brahman, Tabapuã entre outras menos conhecidas. É apontada pelo Ministério de Agricultura da Índia como sendo a “melhoradora das demais raças”.

Os resultados do Guzerá em termo de animal de corte são muito conhecidos, bastando observar os diversos cruzamentos obtidos com a raça, onde tem agregado extrema qualidade de carcaça e alto rendimento ao abate. Nas grandes extensões do Brasil Central, a rusticidade e habilidade materna do Guzerá podem ser atributos valiosos, explicando sua crescente utilização.

/image/posts/e2YagTMdn56vLwiFtzeRPJCvRyESfLl6Nod5kPUF.jpeg 123.47 KB