Agro: Há 8 anos Revista destacou visão empreendedora de Jadiel Rios

RESUMO DA NOTÍCIA

Com uma visão otimista da economia local, empreendedor, inovador, Jadiel Rios foi destaque na primeira edição da Revista Innovare News.
A Revista Innovare News, que teve 16 edições publicadas, contando a primeira (especial), nasceu para divulgar os projetos  da Escola Presbiteriana de Castanheira, cuja criação foi aprovada pelo Conselho da Igreja em 29 de novembro de 2012, embora as primeiras discussões sobre o tema tenham começado dois anos antes. Mas, foi além deste ideal, ampliando enfoques.

No mês de agosto de 2013 as primeiras pautas da edição inicial foram definidas,  tendo como matéria de capa a reportagem “Uma Escola que Inova”, falando sobre a instituição educacional, e tendo entre os parceiros o jovem empreendedor Jadiel Nunes Rios Neto, personagem central do texto “De Olho no Futuro”.

Jadiel foi uma das 27 vítimas da COVID 19 em Castanheira, falecendo numa sexta-feira, dia 23 de abril. Tinha 44 anos e morreu dois dias após o pai, Arrival Gonçalves Rios, 65, representando, como o pai, uma perda significativa para a comunidade castanheirense, especialmente pelo empreendedorismo, conhecimento e empenho em inovar numa área que adquiriu gosto, a pecuária, vendo o avô, do qual herdou o nome, trabalhar. 

“Sem qualquer vaidade, mas movido pelo desejo de ser útil aos castanheirenses, Jadiel tem buscado se aperfeiçoar, através de cursos em outras regiões do país e participado de Congressos do Sebrae, SENAI, cursos pela CPT como contabilidade na pecuária leiteira, planejamento em administração rural na atividade leiteira, manejo em fazendas de atividade leiteira, tratamento de vacas e bezerras leiteiras, produção de leite, inseminação artificial e pastejo rotacionado, entre outros”, destacou o texto. 

Em sua propriedade à época, Fazenda Ouro Branco, colocou em prática um pouco do conhecimento adquirido, implantando o pastejo rotacionado, modalidade que visa o tem estar do animal, otimizando resultados e iniciou processo de irrigação. Neste caso, destacou ser a melhor forma de produzir capim com boa qualidade na época da seca. 

No espírito da manchete da matéria – “De olho no futuro” – observou que seus esforços visavam a produção de animais de qualidade. Também disse acreditar na tecnologia. “É uma grande aliada na atividade do campo, tanto na genética como no manejo”, elogiando os produtores de Castanheira que já utilizavam a inseminação. “Em breve iremos fazer transferência de embrião em nossas matrizes”, concluiu, enfatizando algo que já é real.

De sua vida deixa o exemplo, numa área que move a economia do município, de alguém que se empenhou para motivar a geração de seu tempo a se aperfeiçoar conhecimentos e práticas, na pecuária e além dela. Em uma de suas últimas incursões neste rumo, concluiu curso de Piloto.