Página dos atoleiros está sendo virada na região noroeste de Mato Grosso
Na região noroeste de Mato Grosso, aos poucos alguns cenários vão ficando para trás. Nesta sexta-feira, 17, no Terminal Rodoviário de Juína, a inserção de u m ônibus modelo LD, na linha com destino final em Cotriguaçu, passando por Castanheira, faz conexão com uma referência.
A decisão da empresa, que foi pioneira em inserir ônibus modernos na linha até Juína, município polo da região, quando o asfalto chegou por lá, foi tomada diante da constatação de que a pavimentação asfáltica está quase concluída nas ligações até a parte mais amazônica do Estado, num projeto arrojado do Governo do Estado.
Nas redes sociais, diante das imagens projetadas pelo Juína News, não faltaram lembranças dos tempos em que os ônibus da TUT, empresa extinta, demoravam dias pra chegar em Juruena, Cotriguaçu e Colniza. Em tempos de fortes chuvas, era difícil não atolar. E lá estavam os passageiros, com calças arriadas, no barro, empurrando os veículos.
Seo José Elias, um deles, entre risos, até lembrou que agora, com ônibus modernos na rota, “ficou ruim”, porque “as aventuras ficaram prá trás”. E expressou algo que dá o tom dos novos tempos: “agora é entrar, dormir e chegar em casa”. Melki Bento, motorista da Viação Juína, também relembrou esses tempos e referenciou os 25 anos de presença da empresa na região.
Os ônibus modelo LD são de maior porte. O “LD” e a forma abreviada de “Low Driver” ou Leito Alto, designando também o sentido de “Motorista Baixo”, pois o condutor fica em um nível mais baixo do ônibus.
Doravante o percurso até Cotriguaçu será feito com no mínimo uma hora a menos. E melhor: com grande conforto, pois o cliente/passageiro terá ao seu acesso banheiro, água, ar condicionado e mais espaço entre as poltronas e para as bagagens, acima delas.