Empreendedor de Castanheira realiza plantio de árvores na avenida central da cidade
Não existe uma “forma certa” de reação diante de um diagnóstico clínico indesejável. Elas vão do choque, medo, raiva, negação a aceitação. Foi essa última que motivou o empreendedor mineiro-castanheirense Edmar Ferreira da Silva a reavaliar metas. Uma das iniciativas pode tornar o amanhã melhor para todos.
Edmar se tornou conhecido em mais de uma década que reside em Castanheira, por empreender no ramo madeireiro, administrando o Comércio de Madeiras Isaías, que homenageia, no nome, seu pai, hoje com mais de 90 anos.
Ao ser diagnosticado, recentemente, com um problema de saúde que o levou a iniciar tratamento em Barretos, entre idas e vindas, enfrentando a situação com calma, resolveu dar mais visibilidade a algo que já fazia, transportando algumas plantas, cultivadas numa área anexa a empresa, para o canteiro central da Av. Castanheira, o trecho urbano da MT 170.
Até o momento ele já plantou mudas variadas, incluindo ipês, palmeiras – são cinco – plantas nativas, acácias e até cajus num trecho de mais de 300 metros em linha reta, a partir da Rua Erna Sueli Leitner. Sua meta é alcançar mais de 500 metros, chegando às imediações do Restaurante do Marquinhos Liotto.
Referência no passado
Por uma dessas coincidências da vida, o ponto final desejado coincide com o início de uma primeira experiencia semelhante, desenvolvida anos atrás, na área frontal à Loja Maçônica Monte Moriá. Ali, foram plantadas acácias amarelas, que na instituição possui um significado especial, sendo símbolo frequentemente associado a conceitos de imortalidade, perseverança e resistência.
Buscando referências, o site Castanheira News conseguiu a informação de que essa primeira experiência teria sido arquitetada pelo saudoso Dr. Paulo Ignácio Nogueira, falecido em 2017.
Benefícios
As duas iniciativas, se adotadas por outros empreendedores e moradores do entorno da avenida central de Castanheira, além de contribuírem para embelezamento da cidade, estão entre as mais recomendadas para o bem estar humano.
A lista de benefícios é extensa, todas convergindo para a melhoria da saúde humana, meio ambiente e até benefícios econômicos, uma vez que a presença de árvores em áreas urbanas comprovadamente aumenta o valor das propriedades. Por essas e outras, a iniciativa de Edmar merece registro e aplausos.
Nelson soares de Souza filho
Parabéns Edmar Ferreira, o mundo precisa de mais de pessoas com esta conciência ambiental
Josiane
Parabéns Edmar seria maravilhoso mais pessoas pegar o seu exemplo