Correntes até bizarras dentro do chamado segmento evangélico motiva desejos de uma nova reforma no seio do protestantismo.
Embora o Dia das Bruxas, ou Halloween, seja a referência mais citada de um dia com muitas datas comemorativas, para o povo cristão o 31 de Outubro lembra ou deveria lembrar um movimento que acabou cindindo o cristianismo em dois grupos, catolicismo e protestantismo.
A história é longa, resumimos abaixo, mas em síntese foi um movimento liderado pelo monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, marcado pelo descontentamento com algumas práticas correntes no cristianismo, até então uno.
Passados 506 anos, os reformados genuínos continuam a respaldar a fé nos princípios que incorporam as 95 teses de Lutero, mas conceituar como protestante o que se vê no segmento denominado “evangélico”, especialmente em terras brasileiras (apesar da Biblia falar no avanço de "outro evangelho" nos finais do tempo), é uma afronta. Neste sentido, há quem defensa a necessidade imperativa de uma Reforma.
O Dia
A data é celebrada especialmente pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero e no seio das chamadas denominações históricas, entre elas as presbiterianas e algumas referências da Igreja Batista
O Dia da Reforma, como também é conhecido, é feriado nacional na Escócia e em alguns estados da Alemanha. No Brasil, em algumas cidades do sul do país, como Santa Rosa e Tuparandi, é feriado.
Origem do Dia da Reforma Protestante
O Dia da Reforma Protestante é comemorado nesta data para recordar o dia em que o monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma da doutrina católica em frente à igreja de Wittenberg, na Alemanha.
A proposta ficou popularmente conhecida como as 95 teses, que desencadeou muitos protestos e manifestações.
Lutero e os seus seguidores foram excomungados pelo papa Leão X em 1520, nascendo então a tradição luterana.
Temendo a morte por heresia, Martinho se isolou no Castelo de Wartburg durante cerca de um ano. Lá, traduziu os textos bíblicos para o alemão.
Atualmente, a maioria das igrejas protestantes mudam a data da celebração do Dia da Reforma para que caia no último domingo do mês de outubro, com exceção dos sabatistas, que ainda celebram rigorosamente a data em 31 de Outubro.
O que foi a Reforma Protestante?
Martinho Lutero inconformado com as práticas da Igreja Católica, as quais ele julgava serem incoerentes, decidiu escrever um manifesto conhecido como as 95 teses.
Motivado principalmente pela venda de indulgências na época, que seria algo como “venda de perdão” pelo pecado cometido, Lutero quis que todos refletissem sobre as práticas da Igreja.
A proposta de reforma religiosa feita por Lutero recebeu apoio de governantes e membros da igreja, gerando uma rebelião ideológica.
Outros protagonistas da Reforma Protestante foram os téologos Ulrico Zwinglio (1484-1531) e João Calvino (1509-1564) e, com isso, a ideia passou a se espalhar pela Europa, iniciando o movimento com Alemanha, Suíça, França e Inglaterra.