O que na verdade deve ser o foco da chamada Semana Santa? Vídeo do Castanheira News fornece uma resposta.
Se as festividades do natal tem um intruso, quando se pensa no significado lato do evento – o Papai Noel, por muitos mais lembrado do que o aniversariante que motiva a data, Jesus de Nazaré – a Páscoa também tem um: o coelho, introduzido ao longo dos tempos por tradições humanas.
Basta uma navegada nas redes sociais, nesses dias, para ver que realmente o verdadeiro sentido da Páscoa cada vez mais se torna secundário. Há quem destaque que os dois personagens foram na verdade criados para fomentar o comércio.
A Páscoa, porém, tem expressão tanto na cultura judaica como na cultura cristã, por dois eventos históricos ligados a espiritualidade humana. Na primeira, celebra a libertação dos israelitas do jugo egípcio, no passado. Na segunda, uma conexão é estabelecida com este evento, encarnando em Jesus Cristo o sentido de uma libertação mais profunda, das amarras do pecado, ao ressurgir dentre os mortos no 3º dia, um domingo.
Jesus Cristo, na celebração cristã é o cordeiro, imolado pelos pecados do mundo, como definiu em sua carta bíblica o evangelista João.
Como não tem faltado alusões ao coelho e grande parte das mensagens se respaldam nele, o Castanheira News resolveu produzir um pequeno vídeo sobre o real significado da data na perspectiva cristã. É só clicar, baixo, e assistir. Boa Páscoa a todos.