Disputa por vaga no legislativo deve ser forte em Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Pleito tem novidades, ineditismo e expectativa em Castanheira. Mas, na corrida ao legislativo.
Já em curso nas redes sociais, a campanha eleitoral de 2024 promete ser uma das mais acirradas da história de Castanheira. A projeção, contudo, vale apenas para o legislativo, uma vez que o município, pela segunda vez consecutiva, terá candidatura única para o executivo. E pela primeira vez envolve o mesmo nome, uma vez que Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, busca a reeleição, bastando seu voto para continuar no comando do município.

Entre as novidades da acirrada disputa está o uso da inteligência artificial nas produções artísticas, algumas delas produzidas pelo Castanheira News, através da MEI Innovare News, que trabalha no apoio a algumas candidaturas através de um pacote que inclui canção com letra própria, banner’s, News letter’s e outras peças publicitárias. 

Para alguns ajustes, uma reunião está sendo articulada nesta semana, com representantes de partidos, visando dirimir dúvidas sobre o que pode e o que não pode ao longo da campanha. Além de algumas mudanças em relação ao pleito anterior, como a proibição de paródias não autorizadas por autores, rígido controle das fake News, deep fakes e outras ferramentas, as diretrizes financeiras, que tem suscitado algumas dúvidas, serão explicadas.

De antemão, pelas regras já divulgadas pela justiça eleitoral, os candidatos ao legislativo não poderão exceder ao limite de R$ 15 mil em seus gastos e já poderão demonstrar capacidade de articulação na busca de apoiadores. Neste caso, o doador que tenha feito declaração de imposto de renda no último exercício fiscal, pode contribuir com no máximo 10% do valor bruto declarado. Quem não fez, pode destinar, no máximo, algo em torno de R$ 2.500.

Renovação

Nas conversas de bastidores, alguns acreditam que haverá uma boa renovação no legislativo. Outros, porém, lembram que alguns vereadores realizam um trabalho de base permanente, ao longo do mandato e constituem candidaturas sólidas. As apostas são de que pelo menos três novos nomes apareçam na relação dos candidatos vitoriosos em 06 de outubro.