Instituído em 1999, por força do Decreto Nº 19/1999, de autoria de Arrival Gonçalves Rios, o Dia do Evangélico, celebrado nesta sexta, 12, promete ser o mais movimentado de todos.
Embora não haja confirmação oficial de inscritos em algumas atividades, pois a programação oficial só foi definida apenas na última semana, pela necessidade do acerto de alguns detalhes, o Dia do Evangélico de Castanheira, celebrado nesta sexta-feira, 12, promete ser o mais movimentado de todas as edições.
A programação começa logo às 07 horas, em torno da quadra da Praça 04 de Julho, com a corrida de rua dos pastores, em seguida, às 09 horas, na quadra de esportes da Escola Maria Quitéria, começa o torneio de vôlei. Ao meio dia haverá almoço, ainda na Escola Maria Quitéria, com sequência dos jogos, no período da tarde, carreata às 17 horas, Festival de Música Gospel às 18 horas e grande celebração, com a presença do pastor e cantor Cris Wersel, a partir das 19 horas.
Segundo os organizadores, os horários do final da tarde e noite foram mudados, devido a presença de evangélicos de Juína que desejam se fazer presente. Como na cidade vizinha é dia normal, muitos só podem deslocar-se a Castanheira no final do expediente de trabalho.
A data que referencia a comunidade evangélica local, celebrada em quase todo o país em dias diferenciados, de acordo com agenda definida pelos Conselhos de Pastores, lembra a chegada ao país de um dos primeiros missionários, Ashbel Green Simonton, em 12 de agosto de 1858, e foi escolhida por indicação do saudoso Arrival Gonçalves Rios, quando atuava no legislativo.
Os eventos do dia são coordenados pela OMEC, Ordem dos Ministros Evangélicos de Castanheira, dirigida pelo pastor Edson Marcos, da 1ª Igreja Batista, e tem apoio da Prefeitura Municipal, especialmente através da Secretaria Municipal de Esportes. "Contamos com a participação de todos!", convida o líder da OMEC.