Música de viola de projeto que está sendo lançado em MS é destaque em produção local do Site Castanheira News.
Da Redação
O Site Castanheira News, de Castanheira, no noroeste de Mato Grosso, está lançando um vídeo clipe do álbum “Laerte Tetila e Amigos – Amor e Canções”, que tem a participação de diversos músicos de Dourados, Mato Grosso do Sul. A iniciativa se deve a uma amizade.
A música “O Tempo e o Vento”, de sua autoria, é interpretada por Irineu Rocha e Antônio Neres, este último amigo de longa data do editor do site do município mato-grossense, com o qual trabalhou no Rádio. Vivaldo S. Melo, então com o nome de Ézio Moreira, produziu alguns de seus programas radiofônicos.
Para quem vive no Mato Grosso do Sul, o nome de Tetila dispensa comentários. Já foi vereador e prefeito em duas gestões na maior cidade do interior do MS, deputado estadual e professor titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também recebeu os títulos de Cidadão Douradense e Sul-Mato-matogrossense, pois é natural de Santo Anastácio, no interior de São Paulo.
Tetila é autor de vários livros e filho de pais amantes da música. Ainda na adolescência cantou no Coral João XXII, em sua terra natal, participando da gravação de dois LP’s. Como geógrafo, formado pela USP, apaixonado pela natureza e pela cultura sul-matogrossense, sentiu na própria alma o desejo de traduzir em poesias e canções o seu profundo amor pela terra que o abraçou.
Além de gostar muito da sua profissão como professor de geografia, gostava de literatura, especialmente de poesias e de cantar. Em Dourados, sempre se reunia com amigos que gostavam de cantar e suas músicas preferidas eram as de Vicente Celestino, Francisco Alves, Tonico e Tinoco entre tantos outros. Mais tarde, atualizou seu repertório, incluindo novos cantores, nacionais e regionais.
De sua autoria, o Hino a Dourados, vencedor de um concurso promovido pela Prefeitura de Dourados, na década de 80, chegou a ser oficial. No entanto, anos mais tarde, a Câmara Municipal aprovou outro hino, que é o atual, com letra de Armando Carmelo. O de Laerte Tetila passou a chamar-se então “Canção a Dourados”, que ganhou uma apresentação do Coral Guaraoby, sob a regência do Maestro Adilvo Mazzini (in memoriam).
Com o Site Capital News (de Campo Grande MS).