Além dos relatos clássicos sobre o começo de Castanheira, um texto produzido pelas professoras Jocirema, Maria Izabel, Rozelei e Zenaide, está entre os destaques da edição especial da Revista Innovare News que deve circular entre o final de setembro e o começo de outubro como parte do projeto "Castanheira: Fragmentos de uma História".
Ele faz parte de um trabalho feito para O Núcleo de Educação Aberta a distância, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que formou dezenas de castanheirenses num tempo em que era muito difícil se pensar em deslocamento para curso superior além dos limites do município.
Para os que não conhecem detalhes mais internos do processo de formação do município, a leitura será uma oportunidade de saber coisas como quem foi a primeira enfermeira, o primeiro agricultor, quais foram os homens que abriram as primeiras ruas, entre outros.
A narrativa foi construída a partir de uma entrevista feita com o desbravador Marciano Amâncio Nunes, o Piauí, que projetou seu nome por trabalhar como fiscal do Posto de Triagem da Codemat, o popular “correntão”. “A edição traz alguns relatos inéditos”, destacam os editores da revista.