Faleceu na tarde desta terça-feira, em Juína, na UTI/COVID, onde estava internada, Zenira Licheski, 57, esposa de Ivan Justino de Oliveira e mãe da enfermeira do Pronto Atendimento em Castanheira Ana Paula Lichesk de Oliveira.
Catarinense de Chapecó, foi funcionária do Dr. Jorge Arcos por 8 anos, a partir de 1982, compondo com o prefeito médico uma equipe de trabalho que fez muitos partos em Castanheira, quando ainda realizados na cidade.
Funcionária da Prefeitura, atuando nos PSF’s e no Pronto Atendimento desde 1991, conquistou um sonho em 2019: a sua aposentadoria. “Sempre gostei do que fiz e escolhi a profissão por amor”, destacou na época, em matéria da série sobre os funcionários da administração iniciada pelo jornalista Vivaldo Silva.
Na busca de aperfeiçoar o conhecimento e a prática, formou-se em auxiliar de enfermagem na cidade de Tangará da Serra e técnico em enfermagem em Castanheira, em curso coordenado pela ex-prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici.
A história de vida desta mulher batalhadora e dedicada inclui, além do capítulo inicial, na terra onde nasceu e viveu os primeiros anos da infância, o tempo de adolescência e mocidade em Realeza, no Paraná, e, finalmente, o capítulo de Castanheira, onde chegou, com a família, em 1980. Aqui conheceria o esposo, Ivan Justino de Oliveira e teria a única filha, Ana Paula Licheski de Oliveira, formanda em Enfermagem pela Universidade de Várzea Grande, Univag. Dos dois costumava dizer que foram os maiores incentivadores de sua jornada vitoriosa.
Cristã evangélica, tinha muitas histórias para contar. Das tristezas dos tempos de enfermagem cita como a mais tocante ver pessoas em estado terminal. A maior alegria, ter trabalhado na sala de parto do Hospital do Dr. Jorge, que veio a ser um dos prefeitos de Castanheira.
A propósito, costumava lembrar que trabalhou com vários gestores, sempre desfrutando de bons relacionamentos. Por ocasião da reportagem, em 9 de março de 2019, foi indagada sobre como estavam sendo as primeiras semanas de aposentada. Disse estar feliz, pois sonhava com o momento e com a possibilidade de desfrutá-lo. Infelizmente um desfrute de pouco tempo, mas que representa uma história de amor e dedicação especialmente a vida.
Nota
Em nota, a Secretária Municipal de Saúde, Ivania Tigre, registrou[V1] : É com grande pesar que noticio o falecimento da nossa colega de trabalho aposentada Zenira Licheski. Veio a óbito nessa tarde em Juina vítima da COVID-19. Que Deus de a ela um bom descanso e conforte a familia enlutada.