Novas regras, professores, uma panorâmica da COVID 19 em Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Flexibilização no comércio, escolas se preparando para retorno ao modelo híbrido e as dúvidas sobre doses, fazem parte do cenário atual da COVID 19 no município.
Desde a última sexta-feira, 09, as regras estão mais flexíveis em relação ao funcionamento do comércio, eventos e atividades, enfim, no cotidiano do castanheirense.

A decisão do prefeito Jakson de Oliveira Júnior Rios, o Juninho, em fazer uma releitura dos decretos anteriores, através do documento nº 048, teve por base a classificação moderada do risco de contágio não apenas em Castanheira, mas também nos municípios vizinhos.

Em Castanheira os índices tem caído consideravelmente nos últimos dias, depois de altas preocupantes no último mês de junho. A queda já pode ser atribuída ao avanço da imunização, pois os idosos e alguns grupos de risco já foram imunizados, além de pessoas pertencentes a várias faixas etárias (imuniza-se no momento com a 1ª dose pessoas de 39 anos). 

"O castanheirense precisa entender que flexibilização não significa relaxamento", destaca uma autoridade da saúde. Existem muitos cuidados que ainda precisam ser observados e alguns limites precisam ser mantidos. Um exemplo diz respeito ao esporte. A prática já é permitida, mas sem a presença de público. 

Os termos do decreto são claros em observar que as novas medidas são válidas enquanto o risco de contaminação do vírus for moderado. Se for alto o regramento é outro. E se for muito alto, voltam as restrições já conhecidas. 

Neste sentido é bom estar de olho nas informações geradas pela Secretaria Municipal de Saúde. Toda terça feira, após as 17 horas, o risco do momento é classificado. 

7 Regras Importantes

1. Os estabelecimentos comerciais podem funcionar das 05h meia noite, de segunda aos sábados e aos domingos até o meio dia. As modalidades pegue leve, drive-thru e delivery podem funcionar todos os dias até meia noite. 

2. É permitido o consumo de bebida alcoólica localmente, com o limite de 04 pessoas por mesa e sem a junção das mesmas.

3. É permitido a prática esportiva, porém sem público.

4. Também podem ser realizados eventos sociais corporativos, empresariais, técnicos e científicos, respeitando-se o limite de 30% de ocupação dos espaços e presença de 60 pessoas em lugares fechados e 100 pessoas em lugares abertos.

5. Academias podem funcionar de forma controlada das 05 às 23h, de segunda a sábado e até ao meio dia aos domingos. 

6. Atividades religiosas (missas, cultos e outras reuniões) podem acontecer das 05 à meia noite, todos os dias da semana, com 70% de ocupação de seus espaços.

7. No caso reunião/aglomeração familiar, o número de pessoas não pode exceder-se a 20 maiores de 12 anos, excluindo-se os moradores da residência.

Educação

Como anteriormente a Justiça determinou a volta das aulas no modelo híbrido, com cancelamento posterior, as escolas já tem trabalhado com esta perspectiva. 

Pelo novo cenário, como julho tradicionalmente é mês de férias escolares, e pelo sistema remoto as aulas não foram interrompidas, o retorno deve acontecer em agosto.

Para a maioria dos especialistas, é importante que os profissionais da educação sejam imunizados totalmente. Na Assembleia Legislativa, a maioria defende o retorno após a ministração da segunda dose da vacina. Para o governador Mauro Mendes o retorno deve ser imediato. 

A aplicação da segunda dose deve ocorrer exatamente em agosto na maioria dos municípios, inclusive Castanheira. A discussão é sobre a segurança plena para quem é imunizado, que, segundo especialistas, acontece duas semanas após o recebimento da dose.

A seguir você pode conferir um vídeo dentro da realidade dos profissionais de educação de Castanheira, que tomaram a 1ª dose da AstraZeneca. Lembrando que neste caso, após a segunda dose, e observado o prazo de eficácia do imunizante, estudos indicam proteção de 100% contra casos graves e de morte.