Desde que as vacinas representadas no Brasil pelo Instituto Butatã e Fundação Osvaldo Cruz – Coronavac e Oxford-AstraZeneca – começaram a ser distribuídas para combate ao coronavírus, 46 pessoas foram imunizadas em Castanheira, com as duas doses exigidas, segundo informa a Secretaria Municipal de Saúde.
Fizeram parte do primeiro grupo 42 servidores da Saúde que atuam na linha de frente da pandemia, localmente, 03 idosos acima de 60 anos e 01 idoso deficiente institucionalizado, contemplados com a primeira remessa de vacinas da coronavac encaminhada no dia 20 de janeiro.
No dia 27 de janeiro outras 40 doses foram recebidas, numa segunda remessa, sendo 30 da Coronavac e 10 da AstraZeneca, contemplando o restante de servidores da saúde e mais 06 idosos com idade acima de 90 anos.
Uma terceira remessa com 46 doses da coronavac chegou nesta quarta-feira, 10, destinando-se a segunda dose do grupo imunizado inicialmente em Castanheira. No mesmo dia chegaram outras 40, também da coronavac, destinadas a idosos que tenham mais de 90 anos.
Caso as doses contemple todo este público, as restantes destinam-se a idosos acima de 80 anos, com prioridade em ordem decrescente.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ivânia Tigre, ainda não existe prazo para chegada das vacinas para imunizar o público que recebeu a primeira dose a partir de 27 de janeiro.
A orientação da pasta é para que as pessoas procurem a unidade de saúde para fazer o agendamento de imunização, que será feita a partir da chegada de novas doses, obedecendo a ordem dos grupos prioritários, conforme já definido pelo programa de imunização.
No momento estão sendo vacinados os idosos, obedecendo-se o critério da idade, em forma decrescente, começando pelos que tem acima de 90 anos. Depois serão imunizados os que tem idade acima dos 80 anos, dos 70 e assim por diante.
Seguindo este critério, um dos primeiros vacinados foi o Sr. José Francisco da Cruz, nascido em 18 de fevereiro de 1920, ou seja, há 101 anos e que pode ser visto na foto em destaque.
Seguindo este critério, um dos primeiros vacinados foi o Sr. José Francisco da Cruz, nascido em 18 de fevereiro de 1920, ou seja, há 101 anos e que pode ser visto na foto em destaque.