Completados quase vinte dias após reunião na Câmara Municipal de Castanheira, em que os prefeitos de Castanheira, Jackson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, de Juína, Paulo Veronese, vereadores e alguns representantes da sociedade dos dois municípios se reuniram para discutir, mais uma vez, sobre a situação precária da MT 170, no trajeto que os liga, o Site Castanheira News ouviu, no final de semana, através de consulta no WhatsApp, 30 leitores sobre o assunto.
A pergunta encaminhada aos mesmos era: você acreditava, antes de 07 de março, que uma obra mais ampla ou mesmo uma mera operação tapa buracos seria iniciada antes do término da estação chuvosa? Dos consultados, 20 de Castanheira e 10 de Juína, apenas 05 responderam que sim.
Para os que não se lembram, após a reunião citada, um trabalho de operação tapa buraco, fundamentado no uso de terra, começou a ser realizado no trecho da rodovia que há anos, no período das chuvas, fica em situação lastimável. Após a iniciativa, dois outros problemas, além dos buracos, o barro, na chuva, e a poeira, nas curtas estiagens.
Antes da reunião, várias autoridades tinham feito contato com o órgão competente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, SINFRA, obtendo a informação de que a obra estava para ser licitada e realizada. Uma fonte do Castanheira News informou que o governador Mauro Mendes teria se irritado quando soube da mobilização.
Se verdade ou não, o importante é que a boa nova, dada antes da reunião na Câmara Municipal, pela ex prefeita Mabel de Fátima Milanezi Almici, se cumpriu.
Há mais de duas semanas máquinas da empresa vencedora da licitação já são vistas na pista executando o trabalho, que vai além do perímetro em discussão. Serão restaurados nos próximos meses 106 quilômetros da estrada, nos trechos localizados entre a ponte do Rio Juruena a cidade Juína (63,8 km) e desta a Castanheira (42,3 km). A obra está orçada em R$ 49.667.216,30.
Em recente contato com o titular da pasta, Marcelo de Oliveira e Silva, o prefeito de Castanheira, Juninho, recebeu a informação de que a construção de uma rotatória na saída de Juruena, obra há muito desejada pela população, também será licitada. Com o cumprimento de promessa de parte do governador Mauro Mendes em relação a restauração do trecho Juína-Castanheira, certamente o índice de confiança em sua efetivação será bem maior. Que assim seja!