“Não tem jeito, vamos que tomar medidas diferentes!” A afirmação do governador Mauro Mendes, em mensagem encaminhada aos prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso, antevê que novas diretrizes devem ser tomadas nas próximas horas visando frear o avanço da Covid 19 no Estado.
Segundo Mauro Mendes, a situação tem saído de controle nos últimos dias, mesmo com o governo abrindo várias UTI’s nas últimas semanas. “Não temos profissionais, não se consegue médicos, enfermeiros e o aparato necessário para abrir mais UTI’s”, diz o governador.
Ele lembra que em Mato Grosso a taxa de ocupação já chegou a 80% e se continuar do jeito que está as consequências serão gravíssimas. Ao reafirmar que medidas severas terão que ser tomadas nas próximas horas, lembra que muitos estão levando a vida como se nada tivesse acontecendo. “Os bares estão cheios, as casas noturnas cheias, são atividades que merecem nosso respeito, mas não podemos ter aglomerações! ”, destaca em sua mensagem.
Pelo que compartilha em sua mensagem, Mauro Mendes acena que a decisão de endurecer será precedida de contatos com chefes de poderes. Antes de reunir-se com os prefeitos, em videoconferência, segunda-feira, 11h30, serão ouvidos representantes da Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Defensoria e Tribunal de Contas.
Mauro Mendes observa que em outras unidades da federação e em vários países do mundo medidas mais rígidas já estão sendo adotadas diante não apenas do avanço do vírus, mas do surgimento de novas variantes, inclusive no Estado de Mato Grosso.