O produtor rural Magno Campos Pereira, vencedor das últimas duas edições do Torneio Leiteiro de Castanheira, já está na cidade para vivenciar o tempo que precede sua 17ª edição, que acontece de 25 a 28 de abril, no Parque de Exposições. Passando uma temporada em São Sebastião do Bugre, próximo a Governador Valadares, Minas, onde residem familiares, mas mantendo vínculo com Castanheira, onde possui gado e fornece leite ao Laticínios Casterleite, confessa que está vivendo um dilema na Chácara Pensylvânia, praticamente no perímetro urbano, onde já cuida de Gatinha e Montanha, duas de suas matrizes em condições de participar do evento.
Quando, num futuro mais distante, as pessoas buscarem referências do Torneio, inevitavelmente vão se deparar com seu nome, por várias razões. Em 2017, por exemplo, esteve no centro de uma polêmica desnecessária. O regulamento da edição previa o descarte do melhor e do pior resultados. Na véspera da definição, quando faltava apenas uma ordena, do 1° lugar ele foi para o 5°, pois na penúltima ordenha, de forma estratégica, coletou apenas 6 quilos de sua matriz, a “Limpeza”. Com o descarte deste resultado, contudo, no domingo, e com mais uma densa coleta – 19 quilos – sua vaca acabou vencendo a competição. Houve quem reclamasse, mas as regras tinham sido definidas em comum acordo, antes da competição.
Innovare News – Então sua presença, nesta edição, está confirmada?
Magno – Confirmadíssima! Só não defini se vou de Gatinha, novamente, ou de Montanha. Só os próximos dias dirão.
Innovare News – De onde procedem suas matrizes?
Magno – Trouxe, numa leva de 30 outras, ano passado, de São Sebastião do Bugre, Minas, inseminadas na Fazenda Mora do Sol, de propriedade de meu irmão, Bruno Campos Pereira.
Innovare News – Algumas discussões por conta da disputa tem marcado o Torneio Leiteiro de Castanheira. Como você vê isto, uma vez que seu nome é mencionado em algumas delas.
Magno – Olha, eu participo porque gosto e para brincar. Temos um grupo de amigos que também tem o mesmo espírito e com isto a gente conta os dias para a chegada de cada evento. Creio que alguns, contudo, querem apenas vencer, vencer e vencer e isto cria atritos. As mudanças de regras também tem gerado discussão. Espero que com a regra de “bica corrida”, ou seja, quem tira mais leite no geral, vence, essas controvérsias cessem e pelo menos essa discussão não ocorra.