O inverno termina apenas no dia 22 de setembro, mas o chamado período da primavera climática tem início agora no dia 1º porque compreende o trimestre que vai de setembro a novembro. Setembro é, assim, um mês que marca a transição para a primavera e traz junto um aumento da temperatura.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, a tendência é de temperatura acima da média agora em setembro. Exceção para algumas áreas mais a Leste do Sudeste que sofrerão a influência da alta do Atlântico com temperatura menor e instabilidade mais recorrente. No geral, o tempo seco vai predominar com muitos dias de temperatura alta e intenso calor em áreas mais continentalizadas.
Para os que aguardam chuvas mais constantes, as previsões não são das melhores para Castanheira, por exemplo. As temperaturas na primeira quinzena de setembro serão bastante altas. Nesta semana, o dia mais quente será quinta-feira, com 38 graus, tendência que se repete no feriado, dia 07.
O predomínio de sol se estende até o próximo dia 08, na próxima semana, iniciando-se um período de dias nublamos, com temperaturas máximas médias de 34 graus. Até lá a possibilidade de chuvas em área mais abrangente será de 5%. Em algumas partes do município as chuvas já deram as caras, como na linha 03, no último final de semana.
Embora esses sejam os indicadores dos sistemas de informação sobre o clima, algumas previsões às vezes falham. E pelo quadro que se pinta, considerando o cenário cruel de estiagem que se verifica em grande parte do município, a torcida é para que isto aconteça. Ou seja, contrariando a lógica, que as temperaturas sejam mais amenas e a que a chuva caia com intensidade.