Áreas de reserva, coleta seletiva e uso de defensivos biológicos são algumas formas de manter a sustentabilidade no campo. Em Mato Grosso, cada vez mais as propriedades rurais vem criando novas alternativas sustentáveis. Um bom exemplo vem de Diamantino.
O Canal Rural, emissora de televisão com sede em São Paulo, SP, é bastante conhecido em Castanheira, por ser voltado especialmente para os segmentos da agricultura e pecuária, base da economia local.
Na Série “MT Sustentável” o episódio 23 deve ser visto para os que levam a sério a busca permanente, nos dias atuais, de novas alternativas para o bem estar das pessoas.
O programa destaca uma das propriedades de Mato Grosso empenhada neste objetivo, a Fazenda Paiaguás, localizada em Deciolândia, distrito de Diamantino.
Segundo a matéria, a propriedade conta com mais de 300 pessoas contempladas com o desenvolvimento sustentável dentro da sede e na produção agrícola. É um bom exemplo do agro no Estado.
Além da produção de soja, milho e algodão no ano safra, os gestores da propriedade também instalaram uma horta na sede, o que garante alimentos frescos nas refeições. Por lá é um imperativo o bom tratamento de resíduos. Enfim, uma fazenda que se destaca pela qualidade de vida dos trabalhadores. Um exemplo a ser seguido.