Várias iniciativas humanitárias estão em curso em Castanheira, no momento, visando socorrer pessoas com limites na área de saúde e que nem sempre tem os recursos necessários, especialmente para cirurgias não cobertas pelo SUS.
Por se tratar de um assunto delicado e para não expor nomes, o Site Innovare News, cumprindo um papel social, reforça o conceito da relevância da solidariedade, capítulo presente em quase todas as expressões de fé.
No Cristianismo, o gesto está implícito no segundo grande mandamento que deve reger a vida dos filhos de Deus: o amor ao próximo, como resultado da consciência do amor de Deus, expresso na essência da vida. No espiritismo, dentro do capítulo “caridade”, está no topo da agenda de exigência aos adeptos.
Mais do que um mero sentimento, contudo, este amor deve ter efetividade na ação prática. A parábola do Bom Samaritano ilustra o conceito, a partir da maior referência de amor no projeto de Reino de Deus, Jesus Cristo.
Nesta perspectiva da importância da vida e das ações de amor devidas a ela, é preciso, porém, que pensemos além do papel individual, ou seja, de cidadãos que se disponham a ajudar em iniciativas como comprar um número de rifa, inclusive sem desejo de receber os prêmios que a iniciativa incorpora e a se envolverem em outras formas de participação, como as chamadas Ações entre Amigos.
Seria inovador e de grande impacto, se a sociedade organizada, ou quem sabe as gestões municipais, criassem uma espécie de Fundo Humanitário, gerido por representantes de toda a sociedade organizada, para dar apoio aos que precisam de recursos para questões como as cirurgias de emergência. Constatada a real necessidade, o benefício seria disponibilizado.
Numa sociedade que valoriza demais o material, colocando o ser humano, muitas vezes, em segundo plano, e onde desejos ganham forma, com jeitinho ou sem jeitinho, recursos para um projeto como este existiriam.
Temos bons exemplos locais, em Castanheira, como as entidades criadas exatamente dentro deste espírito de socorrer o próximo, com mobilizações permanentes em prol dos Hospitais do Câncer de Barretos e de Cuiabá.
Vivaldo S. Melo
Vivaldo S. Melo