Site da Câmara Municipal de Castanheira sofre ataque cibernético

RESUMO DA NOTÍCIA

Prática que ganha espaço Brasil afora, o rackeamento de site volta a criar problemas em Castanheira. Desta vez na Câmara Municipal.
Os legisladores estejam atentos com uma prática que tem crescido no país, e que criou transtornos nas últimas horas na Câmara Municipal de Castanheira. Trata-se da invasão, por hackers, de sistemas em órgãos públicos, especialmente câmaras municipais.

Quem acompanha diariamente o site da Câmara Municipal de Castanheira, deve ter percebido que por um tempo este espaço de informação, um dos mais completos da região noroeste, ficou “fora do ar”. O motivo: um ataque cibernético.

Uma equipe técnica tem trabalhado nas últimas horas para recuperar arquivos e segundo informações, em breve tudo estará em dia.  Na página de acesso ao programa uma tela, em preto e vermelho, com a frase “your files are encrypted” ocupou o espaço. 

Uma pesquisa por qualquer buscador de pesquisa, especialmente o google, mostra que em muitos municípios do pais os hackers tem investido contra o setor de informação e arquivos de órgãos públicos. 

Em Linhares, no Espírito Santo, para liberar os arquivos da Câmara municipal que foram rackeados, e os autores do delito pediram o equivalente, na época – 06 de novembro de 2019 – a época – novembro de 2019 – a R$ 252 milhões, o equivalente 34% do orçamento do município, que era de 736 milhões. 

Ainda no Espírito Santo, município de Dores do Rio Preto, a ação criminosa foi contra a conta corrente do legislativo, causando um prejuízo de R$ 125,7 mil. 

Segundo uma fonte do legislativo castanheirense, além do servidor do Site, outros 7 servidores da instituição foram afetados. No município o assunto é recorrente. No passado, o Site da Prefeitura Municipal também foi alvo da ação de hackers.