Morte, casos graves, casos ativos no alto: Semana crítica da Covid em Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Levantamento feito pelo Castanheira News indica um acréscimo de quase 90% de aumento de casos ativos durante o mês de janeiro.
Castanheira viveu a semana mais crítica em relação ao coronavírus desde o início de sua propagação, pelos dados dos informes epidemiológicos emitidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Como em todos os cenários da pandemia, os altos índices já eram previsíveis, refletindo o movimento de pessoas num período que começou no final do ano, estendendo-se ao chamado período tradicional de férias de janeiro.

Por mais que autoridades sanitárias alertem o tempo todo para a realidade de que o vírus continua circulando ainda de forma intensa e que uma nova variante surgiu a partir das Amazonas, motivando o fechamento de fronteiras em vários países para brasileiros, muitos cuidados recomendados não foram considerados e não tem sido considerados por muitas pessoas. 

Segundo autoridades sanitárias, muitos dos contágios verificados no período entre dezembro de 2020 e o quase fechamento do mês de janeiro de 2021 se deram a partir de pessoas que visitaram Castanheira e de castanheirenses que optaram por viajar. 

Levantamento feito pelo Castanheira News indica um acréscimo de quase 90% de aumento de casos ativos durante o mês de janeiro, levando-se em conta o último Boletim divulgado em 2020, no dia 30 de dezembro, quando os casos confirmados eram 111, evoluindo para 207, segundo dados desta sexta-feira, 29

Nesta semana também ocorreu o quarto óbito pelo vírus e o índice de ocupação dos leitos reservados a pacientes com a Covid atingiu 90%. Além disto, com o mesmo quadro sendo observado em outros municípios da região noroeste - Juara decretou praticamente lockdow, Juína lei seca, etc. – pelo menos dois pacientes do município continuam sendo avaliados com quadro delicado, sendo transferidos para a capital, pois em Juína as vagas em UTI’s praticamente zeraram.

Se o cenário da semana foi o pior possível, desde o início da pandemia, motivando o prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior, o Juninho, a acentuar medidas restritivas através do decreto nº 07, a boa notícia é que a semana fecha com números em queda em relação ao início. Os casos ativos, ou seja, de casos confirmados em tratamento, que eram 41, hoje são 35; os curados foram de 157 para 168 e em monitoramento eram 77, hoje são 79. 

Com 35 casos ativos, numa semana em que 15 outros foram descartados (220/235), as orientações sobre cuidados continuam sendo reforçadas pelos setores da saúde. Até porque novos casos podem ser confirmados no início da próxima semana. Os casos que aguardavam resultado no início da atual eram 02, agora são 15. Os casos monitorados, que eram 77 no início e são 79 neste final, podendo indicar, infelizmente, um ou outro contágio.