Enquanto a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Castanheira não conclui seu plano de cultura (está em fase de elaboração), que vai resultar numa lei, possibilitando que o município receba benefícios da Lei Aldir Blanc, algumas pequenas iniciativas apontam para um futuro melhor para este setor.
De parte da pasta, a orientação é não tornar público, ainda, o que vem por aí. Mas, uma parceria com o Site Castanheira News pode viabilizar em breve, um Concurso de Fotografia, com o tema provisório “Castanheira, a natureza e suas histórias”. O projeto já está em fase final de elaboração e em breve será submetido à apreciação do prefeito Jakson de Oliveira Rios.
Segundo fontes do setor, o momento delicado da Covid 19 no município e no Estado como um todo tem inviabilizado avanços maiores, como em outros setores. Mas, o que está sendo alinhavado já leva em conta os limites impostos pela pandemia, dentro do conceito do “novo normal”.
Nesta semana um dos benefícios da Lei Aldir Blanc para o setor cultural teve a participação de castanheirenses, através de um projeto aprovado para Juína (que recebeu R$ 700 mil para projetos culturais) e executado pela professora Márcia Furlan. Vinte e sete novos pintores, incentivados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, participaram do curso de pintura em pedra, que teve suporte do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
Como a possibilidade da omissão de algum nome pode gerar insatisfação, escolhemos para representar o grupo, como uma espécie de “mascote”, o garoto Nalisson Cardini (Foto), dimensionando os limites dos envolvidos, de adolescentes a pessoas da melhor idade. A imagem abaixo ilustra um dos trabalhos e foi desenvolvido pela Secretária de Educação e Cultura do Município, professora Rosenir Monteiro Melo, também uma das participantes.