Fragmentos: Conversa com Salésio Roldão resulta em projeto

RESUMO DA NOTÍCIA

A partir de Julho capítulos importantes da história de Castanheira serão divulgados.
“A história de Castanheira está indo embora e não estamos fazendo nada para resgatá-la”. A observação do empresário Lenoir Maria, do Laticínios Casterleite, ao amigo Salésio Roldão, pouco antes de sua morte, em fevereiro deste ano, está na agenda de uma iniciativa. 

Durante o mês de Julho, a partir do dia 1º, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o site Castanheira News, estará lançando o projeto “Fragmentos de nossa História”, em homenagem aos 33 anos de emancipação política do município, celebrada no dia 04 daquele mês.

O objetivo da iniciativa é resgatar eventos importantes da história de Castanheira, com textos narrativos, fotos antigas e depoimentos de alguns pioneiros, dando contribuição importante para visibilizar aspectos nem sempre conhecidos de todos a respeito do surgimento do município.

O primeiro texto dá uma dimensão do trabalho. Trará uma narrativa do Sr. Mauricio Nantes, presidente do Sicoob Integração (MT/MS), que esteve com o grupo que pisou o solo castanheirense na época da abertura das estradas. A partir daí, capítulos como os tempos da balsa e do correntão, os ciclos da madeira e do arroz, o surgimento do Vale do Seringal e suas comunidades, entre outros, serão desenvolvidos. 

Segundo a coordenação do projeto, "a comunidade é convidada a participar, fornecendo fotos que retratam os chamados tempos antigos". As fotos serão devolvidas 24 horas após a cedência e devem ser encaminhadas a partir da agora para a Secretaria de Educação e Cultura, na Av. Nossa Senhora Aparecida, 740, no Bairro Santa Rita, onde também serão aceitas sugestões de entrevistas.