Roberta Morais: "Uma criança não decidiu vir ao mundo"

RESUMO DA NOTÍCIA

Nesta quarta-feira, 18, acontece o Dia "D" da luta contra a violência sexual a crianças e adolescentes. Em Castanheira vai acontecer mobilização.
Nesta terça-feira, 18, acontece o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Antecedendo-se à data, a psicóloga Roberta Morais, em entrevista ao Programa Manhã Renovada, do pastor Caubi Gonçalves de Araújo, na Rádio Web Cast,  discorreu sobre o tema, respondendo perguntas do apresentador e dos ouvintes.

Roberta destacou o papel do cuidador, observando como fundamentais três posturas na sua relação deste com a criança e o adolescente: escutar, observar e olhar nos olhos. 

A propósito da data, o Dr. Marcelo Linhares, da Promotoria Pública da Comarca de Juína, já tinha conclamado, na última semana, a soma de esforços para combater o mal, que, segundo estatísticas, é praticado em grande parte por pessoas de confiança das vítimas. 

Na programação do “Dia D” em Castanheira a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS, estará divulgando vídeos e outras formas de material informativo nas redes sociais, especialmente nos grupos de WhatsApp, com temas como os sintomas mais comuns do abuso.

Segundo especialistas, embora não se constitua regra, pois cada criança/adolescente reage de forma específica diante de abusos, existe um conjunto de indicadores que revelam a violência, entre eles a mudança de comportamento, baixo rendimento escolar, baixa estima, alterações repentinas de hábitos, ansiedade, entre outros. 

A propósito de algumas crianças serem rejeitadas pelos cuidadores – pais ou responsáveis – Roberta lembra que “a criança não escolheu vir ao mundo, daí a necessidade da provisão”. Destaca como fundamental o estreitamento de laços.