Castanheira: Prisão no Pronto Atendimento e números da Covid 19 em alta

RESUMO DA NOTÍCIA

Mais um caso de prisão em Castanheira, o quarto em 7 dias e os números da Covid, depois de ligeira queda, voltam a subir. Destaques do dia.
Depois de uma queda nesta segunda-feira, 26, em relação ao Boletim emitido no último dia 23 de julho, pela Secretaria Municipal de Saúde, que gerou apreensão na população, os números da COVID 19 voltaram a subir nesta terça-feira, 27, não atingindo, porém, aquela maior marca de julho.

Segundo documento divulgado nesta tarde, atualmente existem 51 casos ativos e 56 em monitoramento no município de Castanheira, num universo de 1.721 casos que foram investigados, com 696 confirmados, 619 curados e 966 descartados. 

No último dia 23 os casos ativos chegaram a 56 e os monitoramento a 60. No Boletim de ontem, esses dois índices, que permitem uma leitura da realidade do vírus, caíram para 45 e 51, respectivamente. representando um alívio. Em menos de 24 horas, porém, outros 6 casos ativos foram diagnosticados. 

Nesta terça começaram a ser vacinadas as pessoas com idade de 30 anos acima, com a primeira dose, e aquelas que receberam a primeira dose da AstraZeneca até 19/05. 

Embora o desejo geral seja que a pandemia seja controlada no país, autoridades destacam que é preciso que no mínimo 70% da população seja completamente imunizada.

“É o número que internalizamos pouco a pouco como meta: acreditamos que quando essa taxa de proteção for atingida, a transmissão do vírus começará a se extinguir e a pandemia será controlada”, revelam.

Até o momento, apenas 18% da população brasileira foi totalmente imunizada. Num dos relatórios mais recentes, Mato Grosso apresentava índice na faixa dos 16%. O Estado com maior índice de imunização total no país é Mato Grosso do Sul, com 30%.

Prisão

Algo não muito comum aconteceu no Pronto Atendimento da cidade, segundo o 8º Comando Regional da Policia Militar de Mato Grosso.

Segundo boletim de sua Assessoria de Comunicação Institucional, os policiais militares foram informados de que no local havia uma pessoa procurando atendimento, tendo contra si um mandado de prisão em aberto. 

A GUPM realizou averiguação, constatando a veracidade dos fatos. O suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de Policia Judiciária Civil para as medidas que o caso requer.