Cavalgada da Expocas: prefeita intercede junto ao Indea por produtores multados

A prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Melanezi Almici, aproveitou sua estada em Cuiabá nesta sexta-feira, 05, onde participa do mutirão de prefeitos convocado pelo governador Mauro Mendes, para uma conversa com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, Indea, Tadeu Aurimar Mocelin, a propósito de um dilema enfrentado por alguns castanheirenses.

Edição de 2018 (Crédito Legião Vip)
Edição de 2018 (Crédito Legião Vip)

Segundo informações, produtores rurais que nem participaram da cavalgada da Expocas 2018 – estavam apenas assistindo o evento - estão sendo multados pela instituição. Tadeu, que assumiu o órgão no dia 28 de janeiro, substituindo Daniella Bueno, informou que deve deslocar-se ao município para se inteirar da situação.

A orientação de momento, de acordo com Mabel, é que todos os multados, inclusive participantes da cavalgada, recorram da pena. “Esse recurso deve ser feito para que num segundo momento a situação seja resolvida sem prejuízo aos participantes”, disse a prefeita ao Innovare News. Ela teria ouvido do presidente do Indea, que a instituição deve priorizar uma orientação mais efetiva ao produtor rural, em casos como eventos com presença de animais, para evitar constrangimento como esse.

Ao assumir o cargo, ele defendeu como prioridades o fortalecimento do trabalho da instituição e a união dos servidores e definiu como desafio inicial avançar para o status de um Estado livre de febre aftosa sem vacinação, algo que, segundo ele, demanda maior atenção para a vigilância ativa e o fortalecimento do trabalho de educação sanitária.