Muito antes de chegar qualquer pessoa no Espaço de Convivência da Melhor Idade, ou antigo barracão da Feira, na Rua Padre Ezequiel Ramin, no Bairro Santa Rita, nesta sexta, 04, “Seo” Gilson de Souza já estava no local, acompanhado do neto, Carlos Daniel.
Não sabemos se Carlos será o primeiro vacinado pela equipe de Ana Paula Licheski, chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, mas seu avô é categórico em dizer que acredita na proteção da vacina contra a Covid 19. “Muitos foram embora cedo”, diz ele, com o olhar de quem sente muito, manifestando a convicção de que o imunizante ajuda a diminuir casos graves e óbitos.
“É muito importante a gente vacinar os netos, os filhos, melhora pra todo mundo”, observa. E para os que não vacinam de medo da aplicação, pacientemente lembra que “é só uma picadinha”.
Na medida em que opina, outros responsáveis começaram a chegar, com filhos e netos. Na maioria são avós. E por uma razão: talvez com os pais das crianças no trabalho, muitos avós, que são, segundo literatura pais duas vezes, assumem a responsabilidade.
A imunização pediátrica acontece das 08 às 16 horas e no local as crianças poderão encontrar algodão doce e pipoca à vontade. Por entender que elas vivem uma fase especial da vida, a equipe também programou algumas atividades lúdicas. Tudo para atenuar o medo da “picadinha”, conforme lembra o vovô Gilson.