“Se preparando para o pior, esperando o melhor”. A expressão, usada pela Secretária de Saúde do município de Castanheira, Ivania Tigre, no contexto da luta contra o coronavírus, tem sido válida em seu aspecto positivo no município de Castanheira. “Até agora, não tivemos nenhum caso confirmado, graças a Deus”, comemora Ivania.
E se depender de sua pasta, o corona não vai chegar por aqui. Desde os primeiras ações recomendadas no país, com apoio irrestrito do governo municipal, houve resposta local. A lista de medidas é extensa, mas Ivania dá explicações detalhadas.
Segundo a Secretária, oito leitos foram ampliados no Pronto Atendimento para atender eventuais contagiados; uma sala de isolamento foi construída, com todos os equipamentos necessários, inclusive respirador, aparelho de eletrocardiograma, bomba de efusão, balões de oxigênio, além de oito novos leitos disponibilizados na Casa de Apoio do Município, no Bairro Guadalupe, para receber eventuais pacientes com dificuldades de acolhida.
Os esforços, contudo, agregam outros segmentos da administração, como o trabalho da Secretaria de Assistência Social, que tem provido o município de materiais como máscaras faciais, jalecos, cortinas e lençóis. No caso das máscaras, de 90 a 100 estão sendo feitas pela equipe de Dona Zilda, diariamente, para atender as demandas especialmente da equipe que atua na linha de frente e a população mais carente.
Completam o pacote, iniciativas como capacitação da equipe da Saúde e outras novidades como a obtenção de uma ambulância, que está em processo licitatório, com recursos oriundos do Ministério do Trabalho e Ministério Público, para atendimento específico. “Temos procurado fazer a nossa parte, sempre esperando que as pessoas façam a sua”, conclui Ivania.