Castanheira: Cidade dos quebra molas?

RESUMO DA NOTÍCIA

Várias indicações no legislativo sugerem implantação de mais quebra molas nas ruas da cidade.
Quem acompanha as sessões do legislativo castanheirense deve ter percebido o encaminhamento de várias indicações ao executivo, sugerindo a instalação de quebra molas em ruas e avenidas da cidade, todas aprovadas sem ressalvas, afinal o objetivo dos proponentes é importante, que é ter um transito mais seguro.
 
Criados como um dispositivo utilizado em vias de transito para reduzir a velocidade dos veículos, os quebra molas, estrutura física construída no pavimento, inserem-se no contexto de uma ampla discussão nas cidades maiores, a tal ponto que a legislação, via Contran, acabou por determinar a instalação dos mesmos “em último caso”.
 
O sentido da expressão, na legislação, inclui casos em que “estudo técnico de engenharia de tráfego demonstre índice significativo ou risco potencial de acidentes", cujo fator determinante é o excesso de velocidade praticado no local e "onde alternativas de engenharia de tráfego forem ineficazes”.
 
Mesmo com essa “excessão”, nas cidades modernas os quebra molas tem sido substituídos por “lombadas eletrônicas” ou outros instrumentos  de controle. 
 
A propósito da possibilidade de mais quebra molas em Castanheira, caso o executivo aprove algumas das últimas indicações, que sugerem colocações na Av. Castanheira, Av. Carolina Rezzieri e Av. Gilio Rezzieri, o Castanheira News se ateve em consultar alguns estudos sobre o assunto, com o objetivo de sugerir a possibilidade de se pensar em mais de um modelo, aproveitando que a cidade tem avançado no aspecto estético.
 
Colocar tecnologia em lombadas custa mais no começo do que investir nas lombradas comuns, ou quebra molas. Isso inclui comprar e instalar os equipamentos e arrumar o sistema de comunicação. Mas,  segundo especialistas, vale a pena pelos benefícios depois, como gastar menos com consertos. Isso também torna o trânsito mais seguro e sem problemas. Em cidades que fizeram essa opção, os benefícios das lombadas eletrônicas  foram maiores do que os gastos no início. O controle de trânsito e a segurança nas ruas melhoraram, de acordo com as estatísticas.  
 
Lombadas convencionais  (ou quebra molas) requerem muitos reparos físicos. Isso se deve ao desgaste do asfalto e impactos de veículos. O tempo também afeta essas lombadas. Lombadas eletrônicas precisam de atualizações de software e hardware. Esse investimento em tecnologia, contudo,  é menos frequente. Componentes eletrônicos duráveis tornam a manutenção mais controlada.

A confrotação de modelos neste simples texto, que não esgota a discussão (longe disto!), não visa criar polêmicas, mas indicar o caminho de uma boa discussão sobre um dos assuntos que dizem respeito ao dia a dia da comunidade castanheirense e quem sabe motivar algum de nossos vereadores a pleitear outros modelos de instrumentos para melhorar o trânsito da cidade, caso estudos comprovem a viabilidade de implementá-los.