Novo decreto da Prefeita Mabel sobre comércio deve sair nas próximas horas

O governo municipal de Castanheira deve editar nas próximas horas novo decreto sobre funcionamento do comércio, considerando as novas medidas editadas pelo govenador do Estado, Mauro Mendes, liberando o funcionamento, desde que os estabelecimentos sigam as normas de segurança, prevenção e combate ao coronavírus. 
 
Antes do anúncio das novas medidas pelo governador, nesta quinta-feira, 26, e depois de recentes declarações do presidente da república, Jair Bolsonaro, a prefeita manteve a opinião de seria importante esperar pelo menos essa semana, considerando opinião de especialistas de que o pico do COVID-19 acontece neste período.
 
Em entrevista nesta quinta-feira, o governador do Estado lembrou que os prefeitos dos municípios que não registraram casos da doença não deveriam determinar o fechamento do comércio. Castanheira, apresenta três casos suspeitos, o que pode justificar a permanência das decisões estabelecidas no último decreto do executivo municipal. 
 
Os resultados dos exames dos casos suspeitos em Castanheira, realizados em laboratórios de fora, ainda não foram concluídos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. “Existe uma demanda muito grande”, lembra Ivânia Tigre, justificando a demora. 
 
Entre as novas medidas do decreto do governador está a unificação das decisões tomadas pelos municípios de Mato Grosso, para evitar divergências entre as regras adotadas pelo Estado e pelos municípios. Esses, contudo, podem manter o que está em curso, desde que apresentem fundamentação técnico-científica justificável.
 
Apesar da permissão para funcionamento do comércio, o decreto governamental ainda restringe a abertura de parques públicos e privados, praias de água doce, teatro, cinema, museus, casas de shows, festas, feiras, academias, atividades em ginásios esportivos e campos de futebol, missas, cultos e celebrações religiosas e eventos que envolvam aglomeração de pessoas. 
 
No caso de velórios, só podem estar presentes no máximo 20 pessoas. Bares, Lanchonetes e Restaurantes também não podem funcionar.