Uma história do cotidiano numa das propriedades rurais mais conhecidas do município de Castanheira, a Nego Velho, pode ter dado o ponta pé a um projeto definitivo do setor de saúde do município.
Tudo começou quando o administrador da propriedade de Gilberto do Big Master, o Kleber, popular Toto, acompanhou o drama de um funcionário, que teve complicações de saúde, indo para a UTI, após pisar num prego.
Como o sistema de saúde no país é todo informatizado e sincronizado, nestas horas levantam-se os dados, especialmente os relacionados a carteira de vacinação. Diante das providencias necessárias, Kleber aventou junto a Secretária de Saúde, Ana Paula Vargens, a possibilidade de colocar em dia a situação de todos os funcionários e até colaboradores.
Vendo isto como uma prioridade, a partir de um acidente na propriedade, o funcionário se disponibilizou a levar e trazer uma equipe na propriedade, na linha João Paulo, na direção do Vale do Seringal, dar alimentação e todo acompanhamento necessário.
Com o aval de Ana Paula, se deslocaram à Fazenda as profissionais Eliane Terezinha Mariano e Edivânia Gonsalves, respectivamente dos PSF’s Urbano e Rural, técnicas de enfermagem com capacitação, fazendo o trabalho de atualização da carteira de todos, de crianças a adultos, disponibilizando todas as vacinas do programa, inclusive da Covid 19.
Eliane lembra que ainda existe desinformação quando o assunto é vacina, principalmente entre o público mais jovem, muitos dos quais entendendo que não precisam vacinar. Destaca que eles precisam de reforço e cita como exemplo de intervenções necessárias as vacinas tríplice viral, de febre amarela, hepatite B, Covid e Influenza, entre outras.
Sobre o trabalho desenvolvido, a pedido, na Fazenda Nego Velho, as duas profissionais observam que nas propriedades onde existem muitos funcionários, com presença de todos os públicos, este trabalho poderia ser desenvolvido. O resultado desta experiência permite a leitura de que ela pode ter sido uma espécie de projeto piloto.