Numa fala sobre cultura em Castanheira, no plenário do Legislativo, nesta segunda, 30, o vereador Lourival Alves da Rocha destacou o resgate que o prefeito Jackson de Oliveira Rior Júnior, o Juninho, tem feito de alguns eventos que já marcaram a vida da cidade.
Apostando nesta disposição, outro edil, Rogério Graeff, em recente indicação, aprovada em plenário, pleiteou que o Executivo, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, estimule proprietários de residências e prédios comerciais a decorarem suas fachadas com motivos natalinos.
Rogério propõe um concurso, em duas categorias, focado nos “valores imateriais que são a essência do Natal”, conforme transcrição do texto. Na sua leitura, as luzes e o brilho da iniciativa reforçarão os sentimentos que naturalmente afloram neste período do ano, tais como “a solidariedade, a bondade, a simplicidade e a religiosidade”.
Independentemente de um projeto gerido por um setor da administração a ideia poderia ser absorvida por outros segmentos. Tem sido muito comum em muitos municípios as Associações Comerciais coordenarem projetos do gênero, sendo o mais comum, o “Natal de Luzes”, que se prolonga até os primeiros dias do novo ano.