Um dos municípios que compõem a Região Integrada de Segurança Pública (RISP) de Juína, Castanheira participa, com representantes do município polo, Aripuanã, Colniza, Cotriguaçu, Juara, Juruena, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Novo Horizonte do Norte, a partir desta quarta-feira, 16, da 3ª edição da Expedição Ser Família Mulher.
A abertura dos trabalhos, com a presença da primeira dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, será na sede da Associação Comercial e Empresarial de Juína, a partir das 13h30, com trabalhos coordenados coordenação pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), tendo foco nas políticas públicas voltadas para o combate â violência doméstica.
A expedição tem como decisão mais importante a assinatura do termo de adesão ao Programa Ser Família Mulher nos limites da RISP de Juína, o que reforçará a luta da violência contra as mulheres. “Estamos utilizando os mecanismos que temos para combater os crimes contra mulheres vulneráveis”, tem afirmado Virgínia.
Ao todo, em Mato Grosso, são 15 regiões integradas de segurança pública, com um município sede em cada uma delas. O objetivo da expedição é visitar todas, com capacitações às equipes da rede socioassistencial, além da participação das equipes socioassistenciais dos municípios. Participam por Castanheira, a Secretária Amaziles, da Assistência Social, três representantes da pasta (Dalva e Luana Nenevê) e uma representante da Saúde (Sheila Xavier).
Além da Setasc e das prefeituras municipais, a expedição tem como parceiros a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Policia Judiciária Civil (PJC), Policia Militar de Mato Grosso, Corpo de Bombeiros Militar, Tribunal de Justiça (TJMT), Ministério Público (MP-MT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), entre outras entidades.
Vivaldo S. Melo
Vivaldo S. Melo