Em sessão concorrida Marli Dias é eleita presidente da Câmara de Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

O Plenário da Câmara de Castanheira esteve lotado no dia da eleição da nova Mesa.
Para não fugir ao cenário da política nacional, com o momento marcado por polarizações e movimentações atípicas, até na Câmara Municipal de Castanheira a rotina dos plenários quase sempre vazios foi quebrada na última reunião do ano, nesta segunda-feira, 12.

O presidente Amilcar Pereira Rios pautou a eleição da nova Mesa do Legislativo para a ordinária do dia. Até o início da reunião, apenas uma chapa havia sido registrada, com Merciane Dias e Juares da Máquina, ambos do PT, respectivamente na presidência e vice.

Uma fonte do Castanheira News informou que o assunto chegou ao conhecimento público, motivando uma mobilização como forma de pressão. Resultado: casa cheia. O resultado foi de apenas 02 votos favoráveis, 06 votos contrários e um voto nulo. 

Como não houve quórum, o presidente, seguindo o Regimento Interno, concedeu 15 minutos para que os vereadores formassem outras chapas. Decorrido o prazo, uma nova chapa única foi apresentada, com Marli Dias de Oliveira Souza na presidência e Marisa Aparecida Jardini vice. 

Com a ausência da própria Merciane, que teve que deslocar-se para Cuiabá, acompanhando paciente em tratamento de saúde, o resultado final foi de 07 votos favoráveis e um voto nulo. Os demais componentes da Mesa, que tomarão posse no dia 1º de janeiro, são Rogério Graeff, 1º secretário, e João Carlos Maria, o Palito, 2º secretário.

Apesar do modus operandi das ações no cenário nacional ter reflexos locais, como no caso da lista apócrifa conclamando a população ao boicote nos negócios dos eventuais eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva e o bloqueio temporário na MT 170, o clima é de aparente tranquilidade na cidade.

Não se sabe se a não eleição de Merciane se conecta a este cenário, pois as relações entre os vereadores são pacíficas e ordeiras. Alguém até lembra o fato da vereadora Marli Dias, que ocupará a presidência no biênio 2023-2024, pertencer ao PSB, partido da base aliada de Lula. 

Embora ocupe a função pela primeira vez, numa primeira gestão como vereadora, Marli Dias possui boa experiência em gestão pública. Já foi Secretária de Assistência Social do município e tem atuação bastante dinâmica no comércio local como empreendedora.