“Vem para o Jiu Jítsu!”. O convite do garoto Davi Luiz Rios, também conhecido por compor com a galerinha do futebol castanheirense, e do jovem Luiz Henrique R. de Lima, bem que poderia ser ouvido por mais pessoas.
A modalidade esportiva, como as outras da Academia de Artes Marciais Equipe Carcará, estabelecida na Av. Gilio Rezzieri, ao lado da Igreja Presbiteriana Renovada, se baseia em princípios e ajuda muito no autocontrole, questões cruciais para a vida nossa de cada dia.
Davi e Luiz Henrique foram campeões, recentemente, nas categorias infanto e adulto, na cidade de Sapezal, trazendo duas entre as nove medalhas conquistadas num evento extremamente competitivo que teve 13 representantes de Castanheira.
O instrutor e monitor Walison Bento de Souza, o Guatá, auxiliado nos treinos da modalidade e da capoeira, Muay Thay, MMA e Funcional pelo instrutor Jorge Henrique da Silva Costa, é só alegria com os resultados que vem obtendo. No Jiu Jítsu já treinam para um novo desafio, dia 17 de setembro, em Sorriso.
Guatá e Jorge Henrique acreditam no esporte como meio para desenvolver virtudes que são essenciais para buscas como a paz e a harmonia entre as pessoas.
“Ele contribui muito para melhorar o homem, o problema é como alguns dele se utilizam”, destacam do esporte, enquanto fazem um convite para que conheçam o espaço, humilde mas contagiante.
O Jiu Jítsu
O jiu-jítsu é um esporte de combate e uma arte marcial que foi desenvolvido no Japão. Trata-se de uma luta em que o atleta tenta controlar o adversário com golpes até conseguir imobilizá-lo usando técnicas de torção ou estrangulamento, que finalizam o combate.
“É uma arte marcial difícil, porque exige movimentos complexos, rápidos e não são permitidos socos e chutes”, lembra Guatá.
Os praticantes veem no jiu-jítsu não apenas um esporte ou uma forma de defesa pessoal, mas uma filosofia de vida, porque além de treinar o corpo, também precisam treinar a mente, porque a sua prática se baseia em princípios. Um dos seus princípios mais importantes é a humildade.
O nome jiu-jítsu significa literalmente “arte suave”, porque é formado pelas palavras ju, que significa suavidade e jutsu, que significa arte.