A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, Congregação de Castanheira, estabelecida na Av. Gilio Rezzieri, 507, no centro, completa neste final de semana 19 anos de história local.
Para celebrar a data, estão previstos dois momentos especiais. Neste sábado, a partir das 19h30, a mensagem será compartilhada pelo Pastor Mateus Machado, conferencista da Igreja Manjedoura, de Juína. No domingo, no mesmo horário, a ministração será da Missionária Deise Romão, palestrante e conferencista da Igreja presbiteriana Renovada também de Juína.
Segundo o pastor da Congregação em Castanheira, Caubi Gonçalves de Araújo, a entrada é franca, nos dois momentos, e todos estão convidados para unir-se a alegria da comunidade de fé cuja história teve início na residência do Dr. Fadel Zogaib, ganhando forma eclesial a partir do início de 03 de janeiro de 2004, com a chegada do pastor Aércio Neves de Matos. Neste sábado, 15, após o culto, haverá um jantar.
Até o momento a IPR de Castanheira foi pastoreada por três ministros do evangelho. Entre o pastorado de Aércio e Caubi esteve à frente do trabalho entre 2014 e 2019 o pastor Joel dos Passos Oliveira.
A Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil é fruto, segundo seus anais, do avivamento que se estabeleceu no meio presbiteriano brasileiro, na década de 60 do século passado. Foi organizada em 1975 pela união de duas igrejas antecessoras, a Igreja Cristã Presbiteriana (IPC) e Igreja Presbiteriana Independente Renovada (IPIR).