Final de semana marca 36 anos de presença da Igreja Presbiteriana do Brasil em Castanheira

RESUMO DA NOTÍCIA

Os presbiterianos da IPB foram dos primeiros cristãos evangélicos a chegar em Castanheira, em 1988. Mais tarde organizariam uma das primeiras igrejas evangélicas da região. Neste final de semana uma de suas datas histórias está sendo lembrada.
09 de abril de 1995. Passarão os anos, muitos dos personagens de seu entorno não mais existirão, como Jabim Miranda Rios, falecido em 27 de agosto de 2019, pioneiro em Castanheira, mas esta data  sempre será trará a memória dos presbiterianos de Castanheira, uma feliz lembrança,  pois foi o dia da  organização da Igreja Presbiteriana do Brasil na cidade, estabelecida nos altos da Av. Gillio Rezzieri, no centro, pertencente ao Presbitério Noroeste de Mato Grosso.

Neste final de semana os membros e amigos desta comunidade de cristãos, de orientação reformada, ou seja, do movimento da Reforma Protestante de 31 de outubro de 1517, encabeçado por Martinho Lutero, relembram este começo, observando todos os cuidados recomendados nos protocolos de saúde, diante da pandemia da Covid 19.

“São 36 anos servindo a cidade de Castanheira, com muito zelo e temor no Senhor”, como lembra seu pastor titular, Rev. Weliton José Roque. A Igreja tem dois auxiliares, Dênio Costa, que pastoreia a Congregação Presbiteriana do Vale do Seringal e Cledson Souza, que atua como capelão e coordenador da Escola Presbiteriana de Castanheira. 

Liderança

A IPB de Castanheira tem três presbíteros, que compõem o Conselho, dentro da estrutura conciliar hierarquizada da IPB,  composta por Presbitério (formado por um conjunto de Igrejas), Sínodo (por um conjunto de Presbitérios) e Supremo Concílio (pelos todos os Sínodos). Esses oficiais locais são Alécio Gonçalves Rios, Arrival Gonçalves Rios e Genes Oliveira Rios.

Outro grupo de oficiais importantes para o cotidiano da Igreja é a Junta Diaconal. Na IPB de Castanheira são diáconos José Roberto Felizardo, Ivan Justino, Aldair Aparecido de Souza, Rodrigo Elvis, Valdir Rios e Valdir Bruscagim

Todos lideram as atividades espirituais e os serviços sociais de uma comunidade religiosa cristã formada por 126 membros comungantes e 26 membros não comungantes. 

Atividades semanais 

Em tempos normais as atividades da Igreja Presbiteriana de Castanheira acontecem nas quartas feiras, com estudo bíblico (19h); aos sábados, culto com participação de jovens e adolescentes (19h30) e aos domingos, Escola Domunical (9h) e Culto Solene de Adoração (19h). Na pandemia as reuniões com estudo bíblico, oração, louvor e adoração acontecem em apenas dois momentos: às quartas, a partir das 19h e aos domingos, às 09h.

História

Segundo os anais, o presbiterianismo, via Igreja Presbiteriana do Brasil, começou a estabelecer-se em Castanheira a partir do ano de 1988, ou seja, no mesmo ano da criação do município, que aconteceu em 04 de julho. 

Naquele ano as famílias de Arrival Gonçalves Rios, Jaira da Silva Ferreira Reis, Jabim Miranda Rios e Matusalém de Jesus começaram a se reunir, reavendo tradição trazida de suas origens, a partir de uma Escola Bíblica Dominical, na residência deste último. Neste mesmo ano incorporou-se ao grupo o Sr. Benedito José Santana.

Neste primeiro momento da Igreja na cidade presbiterianos e batistas congregavam juntos. Com a vinda de outras famílias batistas, na medida que o município crescia, cada grupo seguiu seu rumo.

Na cronologia histórica da IPB em Castanheira um segundo momento importante foi a chegada de mais cinco famílias pioneiras, em 1989, oriundas da Bahia e Espírito Santo. Faziam parte deste grupo Dilson Brasileiro Rios, Alcebíades Neto Figueiredo Rios, Alécio Gonçalves Rios, Dário Brasileiro e Erotildes Nunes Rios. 

Durante os quatro primeiros anos os membros da igreja se reuniam na Rua dos Imigrantes. Posteriormente, em 14 de março de 199, foi inaugurado o templo da Avenida Gilio Rezzieri, no centro da cidade. 

Além de manter a Escola Presbiteriana, a Igreja Presbiteriana de Castanheira, entre outros projetos, é parceira da igreja Presbiteriana de Pinheiros, de São Paulo, na estruturação de cinco igrejas no nordeste do país.