IPB completa 27 anos de presença em Castanheira como Igreja organizada

RESUMO DA NOTÍCIA

Como uma instituição organizada nos moldes requeridos por estatuto, Igreja Presbiteriana do Brasil em Castanheira completa 27 anos em Castanheira. No final de semana tem celebração.
Abril é mês de celebração especial numa das igrejas mais tradicionais de Castanheira. Neste final de semana, a Igreja Presbiteriana do Brasil, estabelecida na Av. Gilio Rezzieri 578, na região central da cidade, completa 27 anos de organização. 

A história da denominação no Brasil, conhecida como IPB, ascende ao longínquo 12 de agosto de 1858, quando chegou ao país o missionário americano Rev. Ahsbel Green Simonton (1833-1867). Suas raízes, contudo, estão nos postulados da Reforma Protestante do Século XVI, que teve a frente homens como Martinho Lutero, João Calvino e John Knox.

O nome “Igreja Presbiteriana” passou a ser usado por este último, reformador escocês, que foi influenciado em sua maneira de pensar teologia pelo reformador suíço Calvino.

A Igreja Presbiteriana do Brasil rege-se por concílios, sendo mais imediato o Conselho, constituído de presbíteros, que são membros locais escolhidos pela comunidade e o pastor ou pastores agregados, seguindo-se Presbitério, formado por um conjunto de Igrejas; Sínodo, formado por um conjunto de Presbitérios e pelo Supremo Concílio, órgão maior, que neste ano de 2022 realiza sua XL Reunião Ordinária, para tratar de assuntos gerais da instituição, de 24 a 31 de Julho em Cuiabá. 

A organização da igreja local, em Castanheira, aconteceu em 09 de abril de 1995, sendo precedida do ajuntamento de famílias oriundas especialmente da Bahia e Espírito Santo, estando entre os pioneiros Arrival Gonçalves Rios, Jaira da Silva Ferreira Reis, Jabim Miranda Rios, Matusalém de Jesus, Dulcinéia Isabel Santana, "Seo" Benedicto José de Santana, residente na zona rural,  num primeiro momento, e  Dilson Brasileiro Rios, Alcebíades Neto Figueiredo Rios, Alécio Gonçalves Rios, Dário Brasileiro Rios e Erotildes Nunes Rios, posteriormente

Antes de 1995, os fiéis já se reuniam regidos pelas tradições da Igreja, que mantém em sua dinâmica atividades como Escola Dominical e Cultos de Adoração.  Juntavam-se a eles alguns batistas, como José Francisco do Nascimento e a esposa, Beatriz J. do Nascimento,  pois essa outra denominação histórica também não tinha um trabalho organizado.

A referência inicial dos encontros foi na segunda metade da década de 80, na residência de Matusalém. Depois, num endereço fixo, na Rua dos Imigrantes. O endereço atual, onde hoje se ergue uma das construções mais modernas da cidade, começou a ser referenciado em 14 de março de 1999.

Aldecy Vargens, esposa do saudoso Arrival G. Rios, lembra que a primeira Escola Dominical, atividade de ensino tradicional nas chamadas Igrejas históricas, aconteceu num domingo a tarde, num mês de maio, na residência de Matusalém e Lucinéia e que o primeiro líder da região a dar apoio ao grupo foi o Pastor Mauri, de Juína. 

Atualmente a Igreja é pastoreada pelo Reverendo Weliton José Roque, auxiliado pelo evangelista Cledson Carlos e pelo seminarista Dênio Costa, este último responsável pelo pastoreio na região do Vale do Seringal. A docência da instituição, também constituída por um corpo de auxiliares leigos, denominados presbíteros, agrega os nomes de Alécio Gonçalves Rios, Genes Oliveira Rios, José Roberto de Oliveira e Valdir Bruscagim.

Programação

Segundo o pastor Weliton, a programação começa neste sábado, 09, às 19 horas, com a presença do coral Brilha Jesus, da IPB de Juína e com a primeira intervenção do preletor convidado, Reverendo João Herivaldo Costa, da Igreja Presbiteriana de SINOP, que no domingo também falará aos presentes às 09h30, na Escola Dominical, e no Culto Solene, às 19 horas. “Todos estão convidados”, destaca Baianinho, como é conhecido o pastor local.

Novidade

A Igreja Presbiteriana do Brasil local, além da presença na região do Vale do Seringal, centralizada no 2º Assentamento, onde tem templo e casa pastoral, mantém a Escola Presbiteriana na cidade, que oferece a comunidade conteúdo programático fornecido pelo Sistema Mackenzie de Ensino. Neste ano, em maio próximo, a instituição inaugura sua quadra de esportes.