E os números da COVID voltam a subir em Castanheira, por dois dias consecutivos, depois da primeira queda abaixo de quatro dezenas no último dia 15 nas últimas semanas. Naquele dia os casos ativos no município eram 36. No dia seguinte, Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde indicava 38 casos e no final da tarde desta quinta-feira, 17, subiram para 43.
O outro índice que mais gera preocupação, depois deste, também está em alta. No dia 15, os casos em monitoramento eram 38, ontem 44 e nesta quinta-feira 49.
Autoridades ouvidas pelo Castanheira News destacam que uma parte da população não tem levado em consideração os cuidados mínimos recomendados em protocolo da pandemia. Festas tem sido comuns nos finais de semanas e feriados, os ajuntamentos de socialização são comuns, em muitos deles com as pessoas não usando máscara, entre outros cenários que comprovadamente contribuem para o avanço da pandemia.
Outro agravante apontado por autoridades, diz respeito a presença especialmente de juinenses na cidade quando medidas restritivas mais rígidas são adotadas por lá. “Num final de semana em que haviam restrições ao funcionamento de bares e lanchonetes por lá, os daqui estavam lotados”, observa A. C., morador do Bairro Guadalupe, portador de comorbidades, preocupado com o fato de muitos ainda não levarem a sério as consequências geradas pelo vírus.
A Secretaria Municipal de Saúde tem se empenhado com o programa de vacinação. Nesta semana os cidadãos com idade a partir dos 45 anos já começaram a ser vacinados. Os grupos de riscos já foram atendidos e a imunização em ordem decrescente de idade continua. O índice, contudo, acompanha a média nacional, que continua sendo muito baixa.
Embora existam algumas discordâncias conceituais quando a eficácia das vacinas, é preciso que pelo menos 75% da população esteja imunizada. Em muitos países, as exigências protocolares aos poucos estão sendo retiradas, pelo alto índice de pessoas imunizadas. A cena das crianças retirando as máscaras em sala de aula, em Israel, é um bom exemplo. Aquele país foi um dos primeiros a vacinar toda população. No Brasil menos de 12% da população recebeu a segunda dose.
Até o momento 1.392 casos com suspeitas de Covid 19 foram investigados pela Secretaria Municipal de Saúde, destes 580 foram confirmados, 763 descartados, 513 curados e ocorreram 24 óbitos.
Até o momento 1.392 casos com suspeitas de Covid 19 foram investigados pela Secretaria Municipal de Saúde, destes 580 foram confirmados, 763 descartados, 513 curados e ocorreram 24 óbitos.