Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Castanheira, dia 1º de março, a segunda do ano, uma indicação do vereador Rogério Graeff chama a atenção por conta do chamado “novo normal” e pelo fato de que a matéria já tinha sido pautada, no passado, pela ex-vereadora Lurdinha. Trata-se da iluminação no Cemitério Bom Jesus.
O texto “Lurdinha: vereadora das matérias estranhas?”, de 5 de maio de 2020, cita como uma de suas bandeiras a iluminação do conhecido espaço dos últimos adeuses. Quando levou à Casa de Leis, muitos cidadãos levaram o assunto para o lado da brincadeira.
O site saiu em defesa da então vereadora, citando que a medida vem sendo considerada como relevante em vários municípios do país, isto sem levar em conta os cemitérios que já contam com o benefício, especialmente nas grandes metrópoles.
Lurdinha estaria profetizando na época que além da segurança – pois em muitos cemitérios coisas estranhas acontecem noite adentro – que sepultamentos poderiam ocorrer à noite também nas cidades pequenas?
Pelo sim ou pelo não, alguém destacou, à época, que em muitas cidades do país além de iluminação, o espaço com a finalidade da Casa da Saudade, existe nos próprios cemitérios. Mas, sepultamentos? Pois em tempos de Covid tem acontecido. Por aqui, já aconteceu. Ninguém espera que a cena se repita. "Mas, se acontecer, que não seja de forma tão triste, no escuro", destaca um leitor.