Solidariedade: Corrida contra o tempo pela vida de Geovana

RESUMO DA NOTÍCIA

Mobilização em curso visa apoiar a causa da garotinha Geovana, portadora da Síndrome de Down, que precisa fazer cirurgia com urgência.
Ela tem Síndrome de Down, alteração genética causada por uma divisão celular atípica que resulta em características como os olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual. Mas “é a alegria da casa”, diz Rozane dos Santos Alves, a Rose, referindo-se a filha Geovana, de 9 anos.

Geovana está doente, com problemas de amigdalite, que já obstruiu 40% da garganta, e adenoide em estágio avançado, atingindo seu ouvido e dificultando sua respiração. “Vê-la dormindo sentada, única forma de atenuar os desconfortos gerados por seus limites, é de cortar o coração”, diz uma ex professora, que a chama de “aluninha querida”.

Como nestes casos esperar não é saber, seus pais, Rose e Josmar, com apoio de amigos e familiares, estão se mobilizando em prol de recursos para exames e cirurgia que devem ser feitos, segundo médicos, em caráter urgencial. “Eles deram 60 dias para fazer a cirurgia, pois o nariz já não tem passagem de ar, e qualquer agravamento na alergia pode resultar em intubação”, observa Rose.

Levantamentos preliminares sobre os procedimentos de tonsilectomia (retirada das  amigdalas) e adenoidectomia (remoção das glândulas adenoides da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta) indicavam custos de R$ 23 mil reais. Um profissional do Hospital Otorrimo de Cuiabá, contudo, está intermediando um valor menor – R$ 14 mil – desde que o pagamento seja a vista. “Estamos com fé de que conseguiremos, pois já temos quase a metade deste montante”, destaca. 

Uma das motivações para a luta, além do apoio da comunidade, é o que Geovana representa no seio da família. “Penso que Deus estava lá no céu procurando alguém para dar um presente especial e nos escolheu”, testemunha a mãe. E se as crianças com necessidades especiais precisam ser estimuladas desde o nascimento a vencer as limitações que as alterações genéticas impõem, a fé e determinação  de seus pais, somadas a mobilização dos castanheirense sinalizam com um final feliz. Que mais pessoas se unam neste movimento.

Uma das referências para contribuição: Pix usando a chave: [email protected]