Ela tem Síndrome de Down, alteração genética causada por uma divisão celular atípica que resulta em características como os olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual. Mas “é a alegria da casa”, diz Rozane dos Santos Alves, a Rose, referindo-se a filha Geovana, de 9 anos.
Geovana está doente, com problemas de amigdalite, que já obstruiu 40% da garganta, e adenoide em estágio avançado, atingindo seu ouvido e dificultando sua respiração. “Vê-la dormindo sentada, única forma de atenuar os desconfortos gerados por seus limites, é de cortar o coração”, diz uma ex professora, que a chama de “aluninha querida”.
Como nestes casos esperar não é saber, seus pais, Rose e Josmar, com apoio de amigos e familiares, estão se mobilizando em prol de recursos para exames e cirurgia que devem ser feitos, segundo médicos, em caráter urgencial. “Eles deram 60 dias para fazer a cirurgia, pois o nariz já não tem passagem de ar, e qualquer agravamento na alergia pode resultar em intubação”, observa Rose.
Levantamentos preliminares sobre os procedimentos de tonsilectomia (retirada das amigdalas) e adenoidectomia (remoção das glândulas adenoides da região entre as vias respiratórias e a parte posterior da garganta) indicavam custos de R$ 23 mil reais. Um profissional do Hospital Otorrimo de Cuiabá, contudo, está intermediando um valor menor – R$ 14 mil – desde que o pagamento seja a vista. “Estamos com fé de que conseguiremos, pois já temos quase a metade deste montante”, destaca.
Uma das motivações para a luta, além do apoio da comunidade, é o que Geovana representa no seio da família. “Penso que Deus estava lá no céu procurando alguém para dar um presente especial e nos escolheu”, testemunha a mãe. E se as crianças com necessidades especiais precisam ser estimuladas desde o nascimento a vencer as limitações que as alterações genéticas impõem, a fé e determinação de seus pais, somadas a mobilização dos castanheirense sinalizam com um final feliz. Que mais pessoas se unam neste movimento.
Uma das referências para contribuição: Pix usando a chave: [email protected]
Uma das referências para contribuição: Pix usando a chave: [email protected]