Quando Castanheira atingiu o pico de quase setenta cidadãos contaminados pelo coronavírus, num único período, em meados deste ano, três outros, duas vezes por semana, passavam em suas residências para a coleta do lixo.
Em um dos dois cafés da manhã que serve para Carlos Magno de Souza, Danilo Carvalho de Brito e Josiel da Silva, semanalmente, em nome da Igreja Presbiteriana Nova Canaã, o Reverendo Vivaldo S. Melo, morador da Av. Carolina Rezzieri, no Bairro Santa Rita, perguntou se não tinham medo de contrair o vírus. A resposta imediata: “Claro que temos!”.
Atento a este perigo, o vereador Lourival Alves da Rocha, presidente da Câmara Municipal, encaminhou ao executivo indicação no sentido da Secretaria Municipal de Saúde e o Executivo intercedam junto ao Ministério Público pela imunização destes trabalhadores da coleta de lixo, merecidamente homenageados pela Casa, no apagar das luzes do ano legislativo de 2020. “Eles têm contato permanente com a população, com isto, além do risco que correm, este contato os tornam potenciais propagadores involuntários do vírus”, argumenta.
Segundo Lourival, a ação não afetaria o ritmo a vacinação que no momento atende faixas etárias prioritárias, pois são apenas três profissionais e os municípios geralmente têm uma cota de reserva das vacinas. A indicação do vereador foi aprovada por unanimidade e deve ser encaminhada ao prefeito Jakson de Oliveira Rios Júnior.